Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95746
Resumo: Este estudo tem por objetivo colocar em linhas gerais como deve ser uma proposta de formação docente para o uso das tecnologias digitais, que venha contemplar as necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O estudo foi desenvolvido em duas partes, sendo uma de pesquisa bibliográfica e outra de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada nas teorias de Moran, Perrenoud, Demo e Libâneo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionário, com respostas abertas e fechadas, que foi respondido pelo corpo docente de duas escolas de Ensino Fundamental. Da pesquisa de campo pode-se apurar que o professor utiliza as tecnologias digitais em sua vida pessoal, mas no trabalho a utilização é reduzida e na maioria das vezes de maneira pouco vantajosa para os alunos. O professor deseja aprender a utilizar as tecnologias digitais, porém lhe faltam tempo e oportunidade para isto. Estudando os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica, chegou-se a conclusão que se deve aliar o ensino do uso das ferramentas digitais com a reflexão a cerca da prática pedagógica, pois esta carece de re-estruturação para ressurgir em novas bases, reorientada para formar indivíduos aptos para viver nesta realidade modificada pelas TIC’s.
id UFRGS-2_9ca8b530d7733c340dfd61daa3de68c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95746
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Denise Maria Alves Pinheiro daFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-05-30T02:05:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95746000913667Este estudo tem por objetivo colocar em linhas gerais como deve ser uma proposta de formação docente para o uso das tecnologias digitais, que venha contemplar as necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O estudo foi desenvolvido em duas partes, sendo uma de pesquisa bibliográfica e outra de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada nas teorias de Moran, Perrenoud, Demo e Libâneo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionário, com respostas abertas e fechadas, que foi respondido pelo corpo docente de duas escolas de Ensino Fundamental. Da pesquisa de campo pode-se apurar que o professor utiliza as tecnologias digitais em sua vida pessoal, mas no trabalho a utilização é reduzida e na maioria das vezes de maneira pouco vantajosa para os alunos. O professor deseja aprender a utilizar as tecnologias digitais, porém lhe faltam tempo e oportunidade para isto. Estudando os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica, chegou-se a conclusão que se deve aliar o ensino do uso das ferramentas digitais com a reflexão a cerca da prática pedagógica, pois esta carece de re-estruturação para ressurgir em novas bases, reorientada para formar indivíduos aptos para viver nesta realidade modificada pelas TIC’s.This paper aims to put in outline how a proposal should be teacher training for the use of digital technologies that will address the needs of teachers of municipal schools (RME) of Porto Alegre. The study was conducted in two parts, one for literature and other field research. The literature search was based on the theories of Moran, Perrenoud, Demo and Libâneo. The field research was conducted through a questionnaire, with responses open and closed, which was answered by faculty from two primary schools. Field research can determine that the teacher uses digital technologies in his personal life, but at work use is reduced and most of the time so little benefit to students. The teacher wants to learn how to use digital technologies, but lacks the time and opportunity for this. Studying the results of field research and literature, reached the conclusion that one should combine the teaching of the use of digital tools to reflection about the teaching practice, as this requires restructuring to resurface in new bases, reoriented to train individuals able to live in this reality changed by ICT.application/pdfporProfessorFormaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologia digitalTeacher trainingDigital technologiesICT’sFormação docente em tecnologia digital : em busca do caminhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913667.pdf000913667.pdfTexto completoapplication/pdf627069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/1/000913667.pdfd5d5961e4413a74ed2db758ceac25a3eMD51TEXT000913667.pdf.txt000913667.pdf.txtExtracted Texttext/plain50043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/2/000913667.pdf.txt12619f5199e10b9b9b0288e934b210e4MD52THUMBNAIL000913667.pdf.jpg000913667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/3/000913667.pdf.jpga0d1cae2899c3b626172031903714e54MD5310183/957462018-10-24 09:16:35.7oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
title Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
spellingShingle Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da
Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia digital
Teacher training
Digital technologies
ICT’s
title_short Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
title_full Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
title_fullStr Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
title_full_unstemmed Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
title_sort Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho
author Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da
author_facet Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia digital
topic Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia digital
Teacher training
Digital technologies
ICT’s
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Digital technologies
ICT’s
description Este estudo tem por objetivo colocar em linhas gerais como deve ser uma proposta de formação docente para o uso das tecnologias digitais, que venha contemplar as necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O estudo foi desenvolvido em duas partes, sendo uma de pesquisa bibliográfica e outra de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada nas teorias de Moran, Perrenoud, Demo e Libâneo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionário, com respostas abertas e fechadas, que foi respondido pelo corpo docente de duas escolas de Ensino Fundamental. Da pesquisa de campo pode-se apurar que o professor utiliza as tecnologias digitais em sua vida pessoal, mas no trabalho a utilização é reduzida e na maioria das vezes de maneira pouco vantajosa para os alunos. O professor deseja aprender a utilizar as tecnologias digitais, porém lhe faltam tempo e oportunidade para isto. Estudando os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica, chegou-se a conclusão que se deve aliar o ensino do uso das ferramentas digitais com a reflexão a cerca da prática pedagógica, pois esta carece de re-estruturação para ressurgir em novas bases, reorientada para formar indivíduos aptos para viver nesta realidade modificada pelas TIC’s.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95746
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913667
url http://hdl.handle.net/10183/95746
identifier_str_mv 000913667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/1/000913667.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/2/000913667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95746/3/000913667.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d5d5961e4413a74ed2db758ceac25a3e
12619f5199e10b9b9b0288e934b210e4
a0d1cae2899c3b626172031903714e54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126464790528