O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199534 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos. |
id |
UFRGS-2_ca196fa46d8466b1df6948de1478ee80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199534 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Barbara Evitta de Fraga dosRamos, Silvana Maria2019-09-20T03:45:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/199534001102008Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos.This final paper aims to investigate teacher training according to the application of Digital Technologies of Information and Communication in pedagogical practices through initial teacher training of former participants of the Governamental Teacher Training Program "Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)". In order to achieve this objective, alumni, who developed their subprojects in a public school located in a town on the east coast of Rio Grande do Sul, were interviewed in order to highlight the development of teacher training in relation of the application of Digital Technologies in the teaching-learning mechanisms of the pedagogical practices developed. The methodology used was the qualitative study approach provided by content analysis. It was tried to interpret the speeches of the scholarship holders referring to what is proposed by the program and based on the proposals of the researchers Valente (2005), Machado (2016), regarding to Digital Technologies of Information and Communication in education, and in the studies of Gatti (2011) and Corazza (2011) in relation to the profession and teacher training. The material analyzed indicated that the initial formative processes of teachers exert encouragement to the use of digital technologies in the classroom by the former participants included in PIBID, since the program encourages pedagogical practices allied to technological resources.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de professoresDigital Information and Communication TechnologiesTeacher trainingO uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102008.pdf.txt001102008.pdf.txtExtracted Texttext/plain90130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/2/001102008.pdf.txt490dcec870698a1b09bd6ad69193b8bbMD52ORIGINAL001102008.pdfTexto completoapplication/pdf485828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/1/001102008.pdf3b1f0d1cae92a23782771bf2905ced44MD5110183/1995342019-09-21 03:40:45.391585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
title |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID Santos, Barbara Evitta de Fraga dos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professores Digital Information and Communication Technologies Teacher training |
title_short |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
title_full |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
title_sort |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID |
author |
Santos, Barbara Evitta de Fraga dos |
author_facet |
Santos, Barbara Evitta de Fraga dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Barbara Evitta de Fraga dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Silvana Maria |
contributor_str_mv |
Ramos, Silvana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professores |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Formação de professores Digital Information and Communication Technologies Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital Information and Communication Technologies Teacher training |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199534 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102008 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199534 |
identifier_str_mv |
001102008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/2/001102008.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/1/001102008.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
490dcec870698a1b09bd6ad69193b8bb 3b1f0d1cae92a23782771bf2905ced44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224581510332416 |