O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Barbara Evitta de Fraga dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199534
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos.
id UFRGS-2_ca196fa46d8466b1df6948de1478ee80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Barbara Evitta de Fraga dosRamos, Silvana Maria2019-09-20T03:45:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/199534001102008Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos.This final paper aims to investigate teacher training according to the application of Digital Technologies of Information and Communication in pedagogical practices through initial teacher training of former participants of the Governamental Teacher Training Program "Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)". In order to achieve this objective, alumni, who developed their subprojects in a public school located in a town on the east coast of Rio Grande do Sul, were interviewed in order to highlight the development of teacher training in relation of the application of Digital Technologies in the teaching-learning mechanisms of the pedagogical practices developed. The methodology used was the qualitative study approach provided by content analysis. It was tried to interpret the speeches of the scholarship holders referring to what is proposed by the program and based on the proposals of the researchers Valente (2005), Machado (2016), regarding to Digital Technologies of Information and Communication in education, and in the studies of Gatti (2011) and Corazza (2011) in relation to the profession and teacher training. The material analyzed indicated that the initial formative processes of teachers exert encouragement to the use of digital technologies in the classroom by the former participants included in PIBID, since the program encourages pedagogical practices allied to technological resources.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Formação de professoresDigital Information and Communication TechnologiesTeacher trainingO uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102008.pdf.txt001102008.pdf.txtExtracted Texttext/plain90130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/2/001102008.pdf.txt490dcec870698a1b09bd6ad69193b8bbMD52ORIGINAL001102008.pdfTexto completoapplication/pdf485828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/1/001102008.pdf3b1f0d1cae92a23782771bf2905ced44MD5110183/1995342019-09-21 03:40:45.391585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
title O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
spellingShingle O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
Santos, Barbara Evitta de Fraga dos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
Digital Information and Communication Technologies
Teacher training
title_short O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
title_full O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
title_fullStr O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
title_full_unstemmed O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
title_sort O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID
author Santos, Barbara Evitta de Fraga dos
author_facet Santos, Barbara Evitta de Fraga dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Barbara Evitta de Fraga dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Silvana Maria
contributor_str_mv Ramos, Silvana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Formação de professores
Digital Information and Communication Technologies
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Information and Communication Technologies
Teacher training
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores dos ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para atingir tal objetivo, foram realizadas indagações aos ex-bolsistas, que desenvolveram seus subprojetos em instituição escolar da rede pública de educação básica, situada em município do litoral do Rio Grande do Sul, na intenção de evidenciar o desenvolvimento da formação de docentes com relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mecanismos de ensino-aprendizagem das práticas pedagógicas desenvolvidas. A metodologia empregada foi a referente à abordagem qualitativa de estudo propiciada pela análise de conteúdo. Procurou-se interpretar as falas dos bolsistas, através do instrumento questionário, à luz do que é proposto pelo programa e com fundamento nas propostas dos pesquisadores Valente (2005), Machado (2016), a respeito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, e nas colocações de Gatti (2011) e Corazza (2011) em relação à profissão e formação de professores. O material analisado indicou que os processos formativos iniciais de docentes exercem fomento ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em sala de aula, por parte dos exparticipantes incluídos no PIBID, pois este incentiva práticas pedagógicas aliadas aos recursos tecnológicos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102008
url http://hdl.handle.net/10183/199534
identifier_str_mv 001102008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/2/001102008.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199534/1/001102008.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 490dcec870698a1b09bd6ad69193b8bb
3b1f0d1cae92a23782771bf2905ced44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224581510332416