“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Gabriella Russo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184581
Resumo: Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia.
id UFRGS-2_9cba48c07379e6ec775199c561dab2ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184581
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchini, Gabriella RussoJacks, Nilda AparecidaCosta, Sarah Moralejo da2018-11-14T02:40:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/184581001013201Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia.This paper analyzes the comments of the users on the YouTube video “Blood”, advert for tampons of the brand Bodyform, published on the first half of 2016. Through the intersection of Cultural Studies, the feminist theories and the studies surrounding cyberculture, we intend to comprehend – with the perception of the audience as focus - how the social construct of what is feminine is built, through the interpretations of the users about the video. It is observed that YouTube is not only a neutral background, but a tool that allows the interaction between users. We are able to perceive advertising as a cultural agent that helps building the everyday reality. A film analysis combined with an ethnographic methodology showed us that the video breaks paradigms of the traditional tampon commercials, resulting in the construction of new narratives towards what being a woman means and what constitutes her universe – especially about the menstruation issues in the media.application/pdfporCampanha publicitáriaRepresentação do femininoYouTubeAdvertisingGenderSocial constructMenstruationFeminility“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001013201.pdf.txt001013201.pdf.txtExtracted Texttext/plain95359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/2/001013201.pdf.txt60b4234b458cb79193f166bfd5add845MD52ORIGINAL001013201.pdfTexto completoapplication/pdf1492267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/1/001013201.pdf07fde2a125786dc88d181a8fe6967c30MD5110183/1845812018-11-15 02:45:55.003323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:45:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
title “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
spellingShingle “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
Bianchini, Gabriella Russo
Campanha publicitária
Representação do feminino
YouTube
Advertising
Gender
Social construct
Menstruation
Feminility
title_short “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
title_full “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
title_fullStr “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
title_full_unstemmed “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
title_sort “About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
author Bianchini, Gabriella Russo
author_facet Bianchini, Gabriella Russo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Gabriella Russo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Sarah Moralejo da
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Costa, Sarah Moralejo da
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
Representação do feminino
topic Campanha publicitária
Representação do feminino
YouTube
Advertising
Gender
Social construct
Menstruation
Feminility
dc.subject.eng.fl_str_mv YouTube
Advertising
Gender
Social construct
Menstruation
Feminility
description Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013201
url http://hdl.handle.net/10183/184581
identifier_str_mv 001013201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/2/001013201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/1/001013201.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60b4234b458cb79193f166bfd5add845
07fde2a125786dc88d181a8fe6967c30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563047006208