“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184581 |
Resumo: | Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia. |
id |
UFRGS-2_9cba48c07379e6ec775199c561dab2ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184581 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bianchini, Gabriella RussoJacks, Nilda AparecidaCosta, Sarah Moralejo da2018-11-14T02:40:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/184581001013201Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia.This paper analyzes the comments of the users on the YouTube video “Blood”, advert for tampons of the brand Bodyform, published on the first half of 2016. Through the intersection of Cultural Studies, the feminist theories and the studies surrounding cyberculture, we intend to comprehend – with the perception of the audience as focus - how the social construct of what is feminine is built, through the interpretations of the users about the video. It is observed that YouTube is not only a neutral background, but a tool that allows the interaction between users. We are able to perceive advertising as a cultural agent that helps building the everyday reality. A film analysis combined with an ethnographic methodology showed us that the video breaks paradigms of the traditional tampon commercials, resulting in the construction of new narratives towards what being a woman means and what constitutes her universe – especially about the menstruation issues in the media.application/pdfporCampanha publicitáriaRepresentação do femininoYouTubeAdvertisingGenderSocial constructMenstruationFeminility“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001013201.pdf.txt001013201.pdf.txtExtracted Texttext/plain95359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/2/001013201.pdf.txt60b4234b458cb79193f166bfd5add845MD52ORIGINAL001013201.pdfTexto completoapplication/pdf1492267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/1/001013201.pdf07fde2a125786dc88d181a8fe6967c30MD5110183/1845812018-11-15 02:45:55.003323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:45:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
title |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
spellingShingle |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” Bianchini, Gabriella Russo Campanha publicitária Representação do feminino YouTube Advertising Gender Social construct Menstruation Feminility |
title_short |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
title_full |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
title_fullStr |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
title_full_unstemmed |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
title_sort |
“About bloody time”: a construção do feminino a partir da peça “Blood” |
author |
Bianchini, Gabriella Russo |
author_facet |
Bianchini, Gabriella Russo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Gabriella Russo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Costa, Sarah Moralejo da |
contributor_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida Costa, Sarah Moralejo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha publicitária Representação do feminino |
topic |
Campanha publicitária Representação do feminino YouTube Advertising Gender Social construct Menstruation Feminility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
YouTube Advertising Gender Social construct Menstruation Feminility |
description |
Este trabalho analisa os comentários dos usuários no YouTube no vídeo “Blood”, comercial de absorventes da marca Bodyform, veiculado no início de 2016. A partir dos cruzamentos entre os Estudos Culturais, as teorias feministas e os estudos acerca da cibercultura, busca-se entender - tendo a percepção da audiência como foco - como se dá a construção social do feminino a partir das interpretações da audiência sobre o vídeo. Observa-se o YouTube não apenas como um suporte neutro, mas como uma ferramenta que possibilita a interação dos sujeitos. Evidencia-se a publicidade como um agente cultural capaz de construir a realidade cotidiana, a partir da análise fílmica da peça e do olhar etnográfico sobre os comentários. Percebe-se que o vídeo rompe com os paradigmas das propagandas de absorventes tradicionais, dessa forma, construindo novas narrativas sobre o ser mulher e o que compõe seu universo – em especial quanto a questão da menstruação - na mídia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-14T02:40:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184581 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013201 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184581 |
identifier_str_mv |
001013201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/2/001013201.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184581/1/001013201.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60b4234b458cb79193f166bfd5add845 07fde2a125786dc88d181a8fe6967c30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224563047006208 |