Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263091 |
Resumo: | Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores. |
id |
UFRGS-2_9cd47830f8b32346368d320c80d3d6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263091 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fava, Débora CristinaAndretta, IlanaMarin, Angela Helena2023-08-03T03:32:56Z20220102-3772http://hdl.handle.net/10183/263091001172814Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores.Through a quasi-experimental design, the results of FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA´s program for elementary school teachers, were evaluated, aiming at promoting teaching effectiveness and reducing child behavior problems, as measured by Teacher’s Effectiveness Beliefs Scale and Strengths and Difficulties Questionnaire, respectively. The FAVA contemplated psychoeducation about cognitive model, socioemotional development and behavior modification. The comparison between experimental groups (GE1 that received complete intervention and GE2 that did not have the cognitive model) and comparison group showed the promotion of teaching staff effectiveness (GE2) and the reduction in the perception of child behavioral difficulties (GE1). The contribution of the cognitive model and socioemotional learning in interventions with teachers is emphasized.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasilia. Vol. 38 (2021), e38317, p. 1-10ProfessoresIntervenção psicológicaTerapia cognitivo-comportamentalTranstornos do comportamento infantilPsychological interventionTeacher efficiencyCognitive behavioral therapyEficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVATeaching effectiveness and children emotional/behavioral difficulties : outcomes from FAVA programinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172814.pdf.txt001172814.pdf.txtExtracted Texttext/plain53493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/3/001172814.pdf.txt0a268b253582948bc146deaabfd57217MD53001172814-02.pdf.txt001172814-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain52587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/4/001172814-02.pdf.txt026f64d918538c4b275833510fee809fMD54ORIGINAL001172814.pdfTexto completoapplication/pdf448469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/1/001172814.pdfddbb0babb9dc1ff04848aff9879a314dMD51001172814-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf461783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/2/001172814-02.pdf11fbd116f6074d4f1b72eb08279f35beMD5210183/2630912023-08-04 03:32:23.840213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching effectiveness and children emotional/behavioral difficulties : outcomes from FAVA program |
title |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
spellingShingle |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA Fava, Débora Cristina Professores Intervenção psicológica Terapia cognitivo-comportamental Transtornos do comportamento infantil Psychological intervention Teacher efficiency Cognitive behavioral therapy |
title_short |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
title_full |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
title_fullStr |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
title_full_unstemmed |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
title_sort |
Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA |
author |
Fava, Débora Cristina |
author_facet |
Fava, Débora Cristina Andretta, Ilana Marin, Angela Helena |
author_role |
author |
author2 |
Andretta, Ilana Marin, Angela Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fava, Débora Cristina Andretta, Ilana Marin, Angela Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Intervenção psicológica Terapia cognitivo-comportamental Transtornos do comportamento infantil |
topic |
Professores Intervenção psicológica Terapia cognitivo-comportamental Transtornos do comportamento infantil Psychological intervention Teacher efficiency Cognitive behavioral therapy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychological intervention Teacher efficiency Cognitive behavioral therapy |
description |
Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:32:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263091 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172814 |
identifier_str_mv |
0102-3772 001172814 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e pesquisa. Brasilia. Vol. 38 (2021), e38317, p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/3/001172814.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/4/001172814-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/1/001172814.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/2/001172814-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a268b253582948bc146deaabfd57217 026f64d918538c4b275833510fee809f ddbb0babb9dc1ff04848aff9879a314d 11fbd116f6074d4f1b72eb08279f35be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834458062848 |