Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fava, Débora Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andretta, Ilana, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263091
Resumo: Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores.
id UFRGS-2_9cd47830f8b32346368d320c80d3d6bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263091
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fava, Débora CristinaAndretta, IlanaMarin, Angela Helena2023-08-03T03:32:56Z20220102-3772http://hdl.handle.net/10183/263091001172814Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores.Through a quasi-experimental design, the results of FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA´s program for elementary school teachers, were evaluated, aiming at promoting teaching effectiveness and reducing child behavior problems, as measured by Teacher’s Effectiveness Beliefs Scale and Strengths and Difficulties Questionnaire, respectively. The FAVA contemplated psychoeducation about cognitive model, socioemotional development and behavior modification. The comparison between experimental groups (GE1 that received complete intervention and GE2 that did not have the cognitive model) and comparison group showed the promotion of teaching staff effectiveness (GE2) and the reduction in the perception of child behavioral difficulties (GE1). The contribution of the cognitive model and socioemotional learning in interventions with teachers is emphasized.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasilia. Vol. 38 (2021), e38317, p. 1-10ProfessoresIntervenção psicológicaTerapia cognitivo-comportamentalTranstornos do comportamento infantilPsychological interventionTeacher efficiencyCognitive behavioral therapyEficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVATeaching effectiveness and children emotional/behavioral difficulties : outcomes from FAVA programinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172814.pdf.txt001172814.pdf.txtExtracted Texttext/plain53493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/3/001172814.pdf.txt0a268b253582948bc146deaabfd57217MD53001172814-02.pdf.txt001172814-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain52587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/4/001172814-02.pdf.txt026f64d918538c4b275833510fee809fMD54ORIGINAL001172814.pdfTexto completoapplication/pdf448469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/1/001172814.pdfddbb0babb9dc1ff04848aff9879a314dMD51001172814-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf461783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/2/001172814-02.pdf11fbd116f6074d4f1b72eb08279f35beMD5210183/2630912023-08-04 03:32:23.840213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching effectiveness and children emotional/behavioral difficulties : outcomes from FAVA program
title Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
spellingShingle Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
Fava, Débora Cristina
Professores
Intervenção psicológica
Terapia cognitivo-comportamental
Transtornos do comportamento infantil
Psychological intervention
Teacher efficiency
Cognitive behavioral therapy
title_short Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
title_full Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
title_fullStr Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
title_full_unstemmed Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
title_sort Eficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVA
author Fava, Débora Cristina
author_facet Fava, Débora Cristina
Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fava, Débora Cristina
Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Intervenção psicológica
Terapia cognitivo-comportamental
Transtornos do comportamento infantil
topic Professores
Intervenção psicológica
Terapia cognitivo-comportamental
Transtornos do comportamento infantil
Psychological intervention
Teacher efficiency
Cognitive behavioral therapy
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychological intervention
Teacher efficiency
Cognitive behavioral therapy
description Este estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263091
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172814
identifier_str_mv 0102-3772
001172814
url http://hdl.handle.net/10183/263091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Brasilia. Vol. 38 (2021), e38317, p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/3/001172814.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/4/001172814-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/1/001172814.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263091/2/001172814-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a268b253582948bc146deaabfd57217
026f64d918538c4b275833510fee809f
ddbb0babb9dc1ff04848aff9879a314d
11fbd116f6074d4f1b72eb08279f35be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094443302912