Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilberstein, Jacqueline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Lucas Lopez da, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255534
Resumo: O presente ensaio é um texto autorreflexivo sobre qual a função social da escola e do professor de educação física a partir de questionamentos que surgiram ao longo da prática docente. Compreendendo a educação como um processo com vias à conscientização dos educandos, buscamos alinhar as expectativas entre a função da instituição escola, a função do professor de educação física e a nossa prática enquanto sujeitos sociais. Considerando o papel do professor frente a instituição escolar, apresentamos atravessamentos que confluíram para que a prática se ampare em uma relação horizontalizada com os educandos no intuito de que eles possam ser protagonistas, sujeitos da construção do seu conhecimento e ter uma visão ampliada de sua realidade, buscando assim uma educação libertadora.
id UFRGS-2_9ced8d8d893785645cd91b0fdf6e6e52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zilberstein, JacquelineCruz, Lucas Lopez daBossle, Fabiano2023-03-10T03:26:42Z20220103-4111http://hdl.handle.net/10183/255534001147719O presente ensaio é um texto autorreflexivo sobre qual a função social da escola e do professor de educação física a partir de questionamentos que surgiram ao longo da prática docente. Compreendendo a educação como um processo com vias à conscientização dos educandos, buscamos alinhar as expectativas entre a função da instituição escola, a função do professor de educação física e a nossa prática enquanto sujeitos sociais. Considerando o papel do professor frente a instituição escolar, apresentamos atravessamentos que confluíram para que a prática se ampare em uma relação horizontalizada com os educandos no intuito de que eles possam ser protagonistas, sujeitos da construção do seu conhecimento e ter uma visão ampliada de sua realidade, buscando assim uma educação libertadora.This essay is a self-reflective text about the social function of the school and the physical education teacher, based on questions that arose throughout the teaching practice. Understanding education as a process with ways to raise the awareness of students, we seek to align expectations between the role of the school institution, the role of the physical education teacher and our practice as social subjects. Considering the role of the teacher vis-à-vis the school institution, we present crossings that converged so that the practice is supported in a horizontal relationship with the students, so that they can be protagonists, subjects of the construction of their knowledge and have an expanded view of their reality, thus seeking a liberating education.El presente ensayo es un texto autorreflexivo sobre la función social de la escuela y el docente de educación física, a partir de preguntas que surgieron a lo largo de la práctica docente. Entendiendo la educación como un proceso con formas de sensibilizar a los estudiantes, buscamos alinear expectativas entre el rol de la institución escolar, el rol del docente de educación física y nuestra práctica como sujetos sociales. Considerando el rol del docente vis-à-vis la institución escolar, presentamos cruces que confluyeron para que la práctica se apoye en una relación horizontal con los estudiantes, para que puedan ser protagonistas, sujetos de la construcción de su conocimiento y tener una visión ampliada de su realidad, buscando así una educación liberadora.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-17Educação física escolarEducação libertadoraProfessorPrática docenteSchool physical educationLiberating educationTeacherEducación liberadoraEducación Física escolarMaestroAproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”Approaches to the liberating education of Paulo Freire: the case of a Physical Education teacher on the “school floor”Aproximaciones a la educación liberadora de Paulo Freire: el caso de una profesora de Educación Física en el “piso de la escuela”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147719.pdf.txt001147719.pdf.txtExtracted Texttext/plain49981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255534/2/001147719.pdf.txtde9aeb0f8bc0a825f59ddaff59e78e97MD52ORIGINAL001147719.pdfTexto completoapplication/pdf324179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255534/1/001147719.pdf8cf25274b75ccde819e605e4f59671edMD5110183/2555342023-03-11 03:30:38.405392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Approaches to the liberating education of Paulo Freire: the case of a Physical Education teacher on the “school floor”
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Aproximaciones a la educación liberadora de Paulo Freire: el caso de una profesora de Educación Física en el “piso de la escuela”
title Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
spellingShingle Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
Zilberstein, Jacqueline
Educação física escolar
Educação libertadora
Professor
Prática docente
School physical education
Liberating education
Teacher
Educación liberadora
Educación Física escolar
Maestro
title_short Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
title_full Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
title_fullStr Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
title_full_unstemmed Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
title_sort Aproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”
author Zilberstein, Jacqueline
author_facet Zilberstein, Jacqueline
Cruz, Lucas Lopez da
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Cruz, Lucas Lopez da
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilberstein, Jacqueline
Cruz, Lucas Lopez da
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação libertadora
Professor
Prática docente
topic Educação física escolar
Educação libertadora
Professor
Prática docente
School physical education
Liberating education
Teacher
Educación liberadora
Educación Física escolar
Maestro
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Liberating education
Teacher
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación liberadora
Educación Física escolar
Maestro
description O presente ensaio é um texto autorreflexivo sobre qual a função social da escola e do professor de educação física a partir de questionamentos que surgiram ao longo da prática docente. Compreendendo a educação como um processo com vias à conscientização dos educandos, buscamos alinhar as expectativas entre a função da instituição escola, a função do professor de educação física e a nossa prática enquanto sujeitos sociais. Considerando o papel do professor frente a instituição escolar, apresentamos atravessamentos que confluíram para que a prática se ampare em uma relação horizontalizada com os educandos no intuito de que eles possam ser protagonistas, sujeitos da construção do seu conhecimento e ter uma visão ampliada de sua realidade, buscando assim uma educação libertadora.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:26:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255534
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147719
identifier_str_mv 0103-4111
001147719
url http://hdl.handle.net/10183/255534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255534/2/001147719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255534/1/001147719.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de9aeb0f8bc0a825f59ddaff59e78e97
8cf25274b75ccde819e605e4f59671ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082627948544