Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229593 |
Resumo: | Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação. |
id |
UFRGS-2_9d17a283b803a1f668a13920a5bd3a59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229593 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greis, Luciano KercherReategui, Eliseo Berni2021-09-07T04:17:35Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/229593000823122Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação.A new generation of students, immersed in technologies that involve the use of text messaging, social media and games, increase everyday, bringing a different focus and mentality, and a different learning style comparing with preceeding generations. These students feel comfortable to learn in virtual or real environments, as they cannot see the differences that separate one world from the other. This article presents the possibility of using a social simulator as a pedagogical resource, presenting an educational simulation of a physics course in the context of a virtual world. We can bring to this teaching/learning situation the possibility to reproduce personal experiences, which are certainly more intense and more meaningful than situations in which we would only present a descriptive model demonstrating physics phenomena. Novel interaction and collaboration possibilites rise in this simulation model.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]InteraçãoInteratividadeAmbiente virtualFísicaVirtual worldsSecond lifeEducational simulatorSocial simulationUm simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuaisAn educational simulator for discipline of physics in virtual worlds info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823122.pdf.txt000823122.pdf.txtExtracted Texttext/plain31327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/2/000823122.pdf.txt4b95cf3678038ae681e7ac950f6f900bMD52ORIGINAL000823122.pdfTexto completoapplication/pdf114520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/1/000823122.pdfb963aeb4d109385879c5c9d5f5d92d61MD5110183/2295932021-09-19 04:29:10.740149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229593Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:29:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An educational simulator for discipline of physics in virtual worlds |
title |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
spellingShingle |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais Greis, Luciano Kercher Interação Interatividade Ambiente virtual Física Virtual worlds Second life Educational simulator Social simulation |
title_short |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
title_full |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
title_fullStr |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
title_full_unstemmed |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
title_sort |
Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais |
author |
Greis, Luciano Kercher |
author_facet |
Greis, Luciano Kercher Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greis, Luciano Kercher Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Interatividade Ambiente virtual Física |
topic |
Interação Interatividade Ambiente virtual Física Virtual worlds Second life Educational simulator Social simulation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual worlds Second life Educational simulator Social simulation |
description |
Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-07T04:17:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229593 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823122 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000823122 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/2/000823122.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/1/000823122.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b95cf3678038ae681e7ac950f6f900b b963aeb4d109385879c5c9d5f5d92d61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427412271661056 |