Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greis, Luciano Kercher
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229593
Resumo: Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação.
id UFRGS-2_9d17a283b803a1f668a13920a5bd3a59
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229593
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greis, Luciano KercherReategui, Eliseo Berni2021-09-07T04:17:35Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/229593000823122Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação.A new generation of students, immersed in technologies that involve the use of text messaging, social media and games, increase everyday, bringing a different focus and mentality, and a different learning style comparing with preceeding generations. These students feel comfortable to learn in virtual or real environments, as they cannot see the differences that separate one world from the other. This article presents the possibility of using a social simulator as a pedagogical resource, presenting an educational simulation of a physics course in the context of a virtual world. We can bring to this teaching/learning situation the possibility to reproduce personal experiences, which are certainly more intense and more meaningful than situations in which we would only present a descriptive model demonstrating physics phenomena. Novel interaction and collaboration possibilites rise in this simulation model.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]InteraçãoInteratividadeAmbiente virtualFísicaVirtual worldsSecond lifeEducational simulatorSocial simulationUm simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuaisAn educational simulator for discipline of physics in virtual worlds info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823122.pdf.txt000823122.pdf.txtExtracted Texttext/plain31327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/2/000823122.pdf.txt4b95cf3678038ae681e7ac950f6f900bMD52ORIGINAL000823122.pdfTexto completoapplication/pdf114520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/1/000823122.pdfb963aeb4d109385879c5c9d5f5d92d61MD5110183/2295932021-09-19 04:29:10.740149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229593Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:29:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An educational simulator for discipline of physics in virtual worlds
title Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
spellingShingle Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
Greis, Luciano Kercher
Interação
Interatividade
Ambiente virtual
Física
Virtual worlds
Second life
Educational simulator
Social simulation
title_short Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
title_full Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
title_fullStr Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
title_full_unstemmed Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
title_sort Um simulador educacional para disciplina de física em mundos virtuais
author Greis, Luciano Kercher
author_facet Greis, Luciano Kercher
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greis, Luciano Kercher
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Interatividade
Ambiente virtual
Física
topic Interação
Interatividade
Ambiente virtual
Física
Virtual worlds
Second life
Educational simulator
Social simulation
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual worlds
Second life
Educational simulator
Social simulation
description Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-07T04:17:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229593
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823122
identifier_str_mv 1679-1916
000823122
url http://hdl.handle.net/10183/229593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/2/000823122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229593/1/000823122.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b95cf3678038ae681e7ac950f6f900b
b963aeb4d109385879c5c9d5f5d92d61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427412271661056