A fluência digital como competência do professor na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Isis da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79657
Resumo: A presente pesquisa trata sobre a fluência digital do professor na educação a distância (EaD). Busca-se investigar as percepções de professores em formação acerca da fluência digital como nova competência para professores na EaD. O crescente papel da tecnologia para a inclusão social e digital da população torna fundamental a discussão das competências necessárias para que o professor possa formar cidadãos que participem ativamente da Sociedade da Informação. Além de uma grande torrente de informações, a Web 2.0 permite a modificação e criação de conteúdos, produção e compartilhamento de informações, serviços e bens em rede, exigindo uma fluência digital de seus usuários. Trata-se de uma competência que consiste em muito mais do que ter conhecimentos básicos de computador e internet. A fluência digital envolve, além do conhecimento sobre as tecnologias digitais, o uso crítico, criativo, autônomo e autoral delas a partir de uma atitude proativa, investigativa e flexível diante de suas mudanças e possibilidades de usos. A fim de atuar de forma efetiva na EaD, a fluência digital do professor é uma competência que envolve a mobilização, adaptação e transformação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o ensino da fluência digital por meio da tecnologia. Com base na importância da formação dos professores para o ensino da fluência digital, pergunta-se quais são as percepções de professores em formação sobre a fluência digital como uma nova competência para professores em EaD. Para tanto, esta é uma pesquisa qualitativa de estudo de caso em que analisou-se a produção de uma turma de Pósgraduação em Informática na Educação durante uma Oficina sobre fluência digital. A análise dos dados focou a percepção dos alunos quanto ao conceito de fluência digital, qual é a fluência digital que o professor precisa desenvolver e como ela pode qualificar a sua atuação na EaD. Conclui-se que a fluência digital é uma competência pedagógica que exige do professor a integração de uma série de fatores para a sua atuação na EaD. Além da fluência no uso da tecnologia o professor precisa considerar informações advindas do perfil, competências e antigas produções dos alunos, as potencialidades pedagógicas das ferramentas digitais e dos ambientes virtuais, entre outros. A partir disso, o professor deve saber mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o planejamento de ensino, a criação, mediação e avaliação do desempenho dos alunos, visando promover competências relacionadas ao uso fluente da tecnologia. Com os resultados deste estudo, busca-se contribuir para pesquisas sobre a competência do professor e, para o fomento da discussão sobre a fluência digital do professor para uma EaD de qualidade.
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A fluência digital envolve, além do conhecimento sobre as tecnologias digitais, o uso crítico, criativo, autônomo e autoral delas a partir de uma atitude proativa, investigativa e flexível diante de suas mudanças e possibilidades de usos. A fim de atuar de forma efetiva na EaD, a fluência digital do professor é uma competência que envolve a mobilização, adaptação e transformação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o ensino da fluência digital por meio da tecnologia. Com base na importância da formação dos professores para o ensino da fluência digital, pergunta-se quais são as percepções de professores em formação sobre a fluência digital como uma nova competência para professores em EaD. Para tanto, esta é uma pesquisa qualitativa de estudo de caso em que analisou-se a produção de uma turma de Pósgraduação em Informática na Educação durante uma Oficina sobre fluência digital. A análise dos dados focou a percepção dos alunos quanto ao conceito de fluência digital, qual é a fluência digital que o professor precisa desenvolver e como ela pode qualificar a sua atuação na EaD. Conclui-se que a fluência digital é uma competência pedagógica que exige do professor a integração de uma série de fatores para a sua atuação na EaD. Além da fluência no uso da tecnologia o professor precisa considerar informações advindas do perfil, competências e antigas produções dos alunos, as potencialidades pedagógicas das ferramentas digitais e dos ambientes virtuais, entre outros. A partir disso, o professor deve saber mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o planejamento de ensino, a criação, mediação e avaliação do desempenho dos alunos, visando promover competências relacionadas ao uso fluente da tecnologia. Com os resultados deste estudo, busca-se contribuir para pesquisas sobre a competência do professor e, para o fomento da discussão sobre a fluência digital do professor para uma EaD de qualidade.The present paper deals with the teacher's digital fluency in distance education. The aim is to investigate the perceptions of teachers about digital fluency as a new competency for teachers in distance education. The growing role of technology for social and digital inclusion of the population makes it critical to discuss the skills necessary for the teacher to teach citizens to participate actively in the Information Society. In addition to a flood of information, Web 2.0 allows modification and content creation, production and sharing of information, goods and services in a network, requiring a digital fluency of its users. It is a competency that consists of much more than having a basic knowledge of computer and internet. Digital fluency involves, in addition to knowledge about digital technologies, a critical, creative and autonomous use of them from a proactive, investigative and flexible atitude in the face of their changes and possible uses. For an effective act in distance education, digital fluency of the teacher is a competency that involves the mobilization, adaptation and transformation of knowledge, skills and attitudes to the teaching of digital fluency with technology. Based on the importance of training teachers for the teaching of digital fluency, it is asked what are the perceptions of teachers in training on digital fluency as a new competency for teachers in distance education. To this end, this is a qualitative case study that analyzed the production of a graduate class in Computer Education during a workshop on digital fluency. Data analysis focused on the students' perception on the concept of digital fluency, which is the digital fluency that teachers need to develop, and how it can qualify their practice in DE. It is concluded that digital fluency is a pedagogical competency that requires the teacher to intergrate a number of factors for their practice in DE. Besides fluency in the use of technology, teachers need to consider information from the profile of students, competencies and old productions, the pedagogical potential of digital tools and virtual environments, among others. From this, the teacher must know how to mobilize knowledge, skills and attitudes for teaching planning, creation of tasks, mediation and assessment of students' performance, to promote skills related to the fluent use of technology. With the results of this study, it is intended to contribute to research on teacher's competence, and to promote the discussion of the digital fluency of the teacher for a quality distance education.application/pdfporEnsino a distânciaInformática na educaçãoProfessorCompetênciaComputers in educationDistance educationDigital fluencyCompetencyTeacherA fluência digital como competência do professor na educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895472.pdf000895472.pdfTexto completoapplication/pdf408991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79657/1/000895472.pdf17080d84cf8e6aeb53ca1699e1326994MD51TEXT000895472.pdf.txt000895472.pdf.txtExtracted Texttext/plain154458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79657/2/000895472.pdf.txta4fdd0a2335dd12020ec6b022bfc9a70MD52THUMBNAIL000895472.pdf.jpg000895472.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79657/3/000895472.pdf.jpga8c1ec5d204ce052bb9a52cb0e6eed24MD5310183/796572021-12-06 05:40:32.194684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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