Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79662 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino. |
id |
UFRGS-2_9d5111f0aa2890c48c3352c04ba2edaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79662 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, AbelVicari, Rosa Maria2013-10-26T01:51:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/79662000895318O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino.The present work aims at the analysis of artificial intelligence techniques for application in education, specifically in the area of tutoring with the use of intelligent tutors in the form of afective chatterbots with knowledges in specifical fields. We prioritize chatterbots based on the presencial tutor´s paper in learning distance courses and presencial tutor in presencial courses and motivated by the growing of use and development of innovative technologies at the learning distance courses. The use of this technology aims, among others applications, to prevent the escape of students in this teaching method.application/pdfporTutoriaRobóticaInteligência artificialAfetividadeEnsino a distânciaArtificial intelligenceChatterbotsAfectivityLearning distancePresencial tutorsRobô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895318.pdf000895318.pdfTexto completoapplication/pdf1389643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/1/000895318.pdfbbb5d056b7f363ef62d34028c1e6f421MD51TEXT000895318.pdf.txt000895318.pdf.txtExtracted Texttext/plain102337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/2/000895318.pdf.txtcfea28fc9c43a7f273dab7cfaf59bdf8MD52THUMBNAIL000895318.pdf.jpg000895318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/3/000895318.pdf.jpg591cb5868e9572026c8e0ce5986697a4MD5310183/796622021-12-06 05:42:54.783624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
title |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
spellingShingle |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente Corrêa, Abel Tutoria Robótica Inteligência artificial Afetividade Ensino a distância Artificial intelligence Chatterbots Afectivity Learning distance Presencial tutors |
title_short |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
title_full |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
title_fullStr |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
title_full_unstemmed |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
title_sort |
Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente |
author |
Corrêa, Abel |
author_facet |
Corrêa, Abel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Abel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
contributor_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Robótica Inteligência artificial Afetividade Ensino a distância |
topic |
Tutoria Robótica Inteligência artificial Afetividade Ensino a distância Artificial intelligence Chatterbots Afectivity Learning distance Presencial tutors |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Artificial intelligence Chatterbots Afectivity Learning distance Presencial tutors |
description |
O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-26T01:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79662 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895318 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79662 |
identifier_str_mv |
000895318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/1/000895318.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/2/000895318.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/3/000895318.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbb5d056b7f363ef62d34028c1e6f421 cfea28fc9c43a7f273dab7cfaf59bdf8 591cb5868e9572026c8e0ce5986697a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224456055554048 |