Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Abel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79662
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino.
id UFRGS-2_9d5111f0aa2890c48c3352c04ba2edaf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79662
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, AbelVicari, Rosa Maria2013-10-26T01:51:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/79662000895318O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino.The present work aims at the analysis of artificial intelligence techniques for application in education, specifically in the area of tutoring with the use of intelligent tutors in the form of afective chatterbots with knowledges in specifical fields. We prioritize chatterbots based on the presencial tutor´s paper in learning distance courses and presencial tutor in presencial courses and motivated by the growing of use and development of innovative technologies at the learning distance courses. The use of this technology aims, among others applications, to prevent the escape of students in this teaching method.application/pdfporTutoriaRobóticaInteligência artificialAfetividadeEnsino a distânciaArtificial intelligenceChatterbotsAfectivityLearning distancePresencial tutorsRobô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895318.pdf000895318.pdfTexto completoapplication/pdf1389643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/1/000895318.pdfbbb5d056b7f363ef62d34028c1e6f421MD51TEXT000895318.pdf.txt000895318.pdf.txtExtracted Texttext/plain102337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/2/000895318.pdf.txtcfea28fc9c43a7f273dab7cfaf59bdf8MD52THUMBNAIL000895318.pdf.jpg000895318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/3/000895318.pdf.jpg591cb5868e9572026c8e0ce5986697a4MD5310183/796622021-12-06 05:42:54.783624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
title Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
spellingShingle Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
Corrêa, Abel
Tutoria
Robótica
Inteligência artificial
Afetividade
Ensino a distância
Artificial intelligence
Chatterbots
Afectivity
Learning distance
Presencial tutors
title_short Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
title_full Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
title_fullStr Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
title_full_unstemmed Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
title_sort Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
author Corrêa, Abel
author_facet Corrêa, Abel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Abel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicari, Rosa Maria
contributor_str_mv Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Robótica
Inteligência artificial
Afetividade
Ensino a distância
topic Tutoria
Robótica
Inteligência artificial
Afetividade
Ensino a distância
Artificial intelligence
Chatterbots
Afectivity
Learning distance
Presencial tutors
dc.subject.eng.fl_str_mv Artificial intelligence
Chatterbots
Afectivity
Learning distance
Presencial tutors
description O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-26T01:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895318
url http://hdl.handle.net/10183/79662
identifier_str_mv 000895318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/1/000895318.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/2/000895318.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79662/3/000895318.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbb5d056b7f363ef62d34028c1e6f421
cfea28fc9c43a7f273dab7cfaf59bdf8
591cb5868e9572026c8e0ce5986697a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224456055554048