Propriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambiente
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214317 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Ambientais para Crianças (EAAC) e da Escala Infantil de Satisfação com o Ambiente (EISA) por meio de análises de componentes principais, consistência interna e análises fatoriais confirmatórias. Participaram 1.746 crianças (53,5% meninas) com idades entre oito e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,492) residentes em Porto Alegre (54,9%) e interior do Rio Grande do Sul. A EAAC apresentou composição unifatorial, consistência interna adequada e bons índices de ajuste. Na EISA, foram identificados dois componentes (Satisfação com o entorno e Conectividade) com consistência interna moderada e índices de ajuste satisfatórios. O estudo contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos de mensuração da relação criança–ambiente no idioma português brasileiro. |
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Galli, FrancielliBedin, Lívia MariaStrelhow, Miriam Raquel WachholzCastellá Sarriera, Jorge2020-10-22T04:06:46Z20180102-3772http://hdl.handle.net/10183/214317001117844O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Ambientais para Crianças (EAAC) e da Escala Infantil de Satisfação com o Ambiente (EISA) por meio de análises de componentes principais, consistência interna e análises fatoriais confirmatórias. Participaram 1.746 crianças (53,5% meninas) com idades entre oito e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,492) residentes em Porto Alegre (54,9%) e interior do Rio Grande do Sul. A EAAC apresentou composição unifatorial, consistência interna adequada e bons índices de ajuste. Na EISA, foram identificados dois componentes (Satisfação com o entorno e Conectividade) com consistência interna moderada e índices de ajuste satisfatórios. O estudo contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos de mensuração da relação criança–ambiente no idioma português brasileiro.The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Children’s Environmental Attitudes Scale and the Children’s Environmental Satisfaction Scale through principal component analysis, confirmatory factor analysis, and reliability analysis. Participants were 1,746 children (53.5% girls) between 8 and 13 years of age (M = 10.17; SD = 1.492) residents of Porto Alegre (54.9%) and inner municipalities of Rio Grande do Sul State. The first scale presented an unifactorial solution, adequate internal consistency and good fit indices. Two components were identified in the second scale (Satisfaction with the environment and Connectivity) with moderate levels of internal consistency and satisfactory fit indices. The study contributed to the development of instruments concerning child-environment relationship in Brazilian Portuguese language.application/pdfporPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 34, (2018), e3454 9 p.Atitudes : CriancasSatisfaçãoPsicometriaCriançasMeio ambienteValidade do testeAnálise fatorialEnvironmental attitudesConnectedness to natureEnvironmental satisfactionChildhoodPsychometric assessmentPropriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambientePsychometric properties of the children’s environmental attitudes scale and the children’s environmental satisfaction scale info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117844.pdf.txt001117844.pdf.txtExtracted Texttext/plain39645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214317/2/001117844.pdf.txt6009e1509dac141db64478ff5516025aMD52ORIGINAL001117844.pdfTexto completoapplication/pdf1016996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214317/1/001117844.pdf1cb043fabbeb036e2488b752b78c0ba9MD5110183/2143172020-10-23 04:09:35.441842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214317Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-10-23T07:09:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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