Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonilha, Mauro Zart
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31447
Resumo: O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.
id UFRGS-2_9d96b5495f76f098136768af43907751
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31447
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonilha, Mauro ZartLaranja, Rafael Antonio Comparsi2011-08-30T06:01:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/31447000781230O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.This present work deals with the analysis of energy consumption of an induction electric motor under the acceleration of departure. Through the simulation of certain situations that may be encountered in practice, this analysis wants to evaluate the behavior of energy demand by the engine, aiming at the possibility of improving their performance. Experimental tests were performed by varying the load on the motor shaft. To this end, it was developed a mechanical device, working as a clutch, that allows part of the load be decoupled from the motor shaft when desired. The tests were conducted in situations of starting the engine with full load since the beginning of the movement and in situations where part of the load was attached with the engine running. The energy analysis was given by comparing the energy consumed in these two ways. The comparative results showed a reduction up to 25% of energy consumption when part of the load were attached during the movement.application/pdfporEngenharia mecânicaEnergy efficiencyMotor startFlywheelAnálise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partidaExperimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2011Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000781230.pdf.txt000781230.pdf.txtExtracted Texttext/plain43159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/2/000781230.pdf.txtc07242c0275e0787549cf7d099148559MD52ORIGINAL000781230.pdf000781230.pdfTexto completoapplication/pdf2694223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/1/000781230.pdfc98e84a28082793f0aed4cc5bbb52eedMD51THUMBNAIL000781230.pdf.jpg000781230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/3/000781230.pdf.jpg972843db10b6dd3ecd3d89e3361dac84MD5310183/314472018-10-10 07:44:09.578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start
title Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
spellingShingle Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
Bonilha, Mauro Zart
Engenharia mecânica
Energy efficiency
Motor start
Flywheel
title_short Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
title_full Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
title_fullStr Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
title_full_unstemmed Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
title_sort Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
author Bonilha, Mauro Zart
author_facet Bonilha, Mauro Zart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonilha, Mauro Zart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
contributor_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Energy efficiency
Motor start
Flywheel
dc.subject.eng.fl_str_mv Energy efficiency
Motor start
Flywheel
description O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-30T06:01:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31447
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781230
url http://hdl.handle.net/10183/31447
identifier_str_mv 000781230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/2/000781230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/1/000781230.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/3/000781230.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c07242c0275e0787549cf7d099148559
c98e84a28082793f0aed4cc5bbb52eed
972843db10b6dd3ecd3d89e3361dac84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412503998464