Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31447 |
Resumo: | O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento. |
id |
UFRGS-2_9d96b5495f76f098136768af43907751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31447 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonilha, Mauro ZartLaranja, Rafael Antonio Comparsi2011-08-30T06:01:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/31447000781230O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento.This present work deals with the analysis of energy consumption of an induction electric motor under the acceleration of departure. Through the simulation of certain situations that may be encountered in practice, this analysis wants to evaluate the behavior of energy demand by the engine, aiming at the possibility of improving their performance. Experimental tests were performed by varying the load on the motor shaft. To this end, it was developed a mechanical device, working as a clutch, that allows part of the load be decoupled from the motor shaft when desired. The tests were conducted in situations of starting the engine with full load since the beginning of the movement and in situations where part of the load was attached with the engine running. The energy analysis was given by comparing the energy consumed in these two ways. The comparative results showed a reduction up to 25% of energy consumption when part of the load were attached during the movement.application/pdfporEngenharia mecânicaEnergy efficiencyMotor startFlywheelAnálise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partidaExperimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2011Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000781230.pdf.txt000781230.pdf.txtExtracted Texttext/plain43159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/2/000781230.pdf.txtc07242c0275e0787549cf7d099148559MD52ORIGINAL000781230.pdf000781230.pdfTexto completoapplication/pdf2694223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/1/000781230.pdfc98e84a28082793f0aed4cc5bbb52eedMD51THUMBNAIL000781230.pdf.jpg000781230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/3/000781230.pdf.jpg972843db10b6dd3ecd3d89e3361dac84MD5310183/314472018-10-10 07:44:09.578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Experimental analysis of energy consumption of electric motor with a fraction of load start |
title |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
spellingShingle |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida Bonilha, Mauro Zart Engenharia mecânica Energy efficiency Motor start Flywheel |
title_short |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
title_full |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
title_fullStr |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
title_full_unstemmed |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
title_sort |
Análise experimental do consumo energético de um motor elétrico com fracionamento de carga na partida |
author |
Bonilha, Mauro Zart |
author_facet |
Bonilha, Mauro Zart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonilha, Mauro Zart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laranja, Rafael Antonio Comparsi |
contributor_str_mv |
Laranja, Rafael Antonio Comparsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica |
topic |
Engenharia mecânica Energy efficiency Motor start Flywheel |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Energy efficiency Motor start Flywheel |
description |
O presente trabalho trata da análise do consumo de energia de um motor elétrico de indução em regime de aceleração de partida. Mediante a simulação de algumas situações que podem ser encontradas na prática, esta análise tem como objetivo avaliar o comportamento da demanda de energia pelo motor, visando a possibilidade de melhorar seu rendimento. Testes experimentais foram realizados através da variação de carga sobre o eixo do motor. Para tanto, foi desenvolvido um dispositivo mecânico, funcionando como embreagem, que permite que parte da carga mantenha-se desacoplada do eixo do motor quando desejado. Os testes foram realizados em situações de partida do motor com carga integral desde o repouso e em situações onde parte carga foi acoplada já com o motor em funcionamento. A análise de energia deu-se pela comparação entre as energias consumidas nas duas maneiras de partida. Os resultados comparativos mostraram uma redução de até 25% de consumo de energia quando parte da carga era acoplada durante o movimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-30T06:01:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31447 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000781230 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31447 |
identifier_str_mv |
000781230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/2/000781230.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/1/000781230.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31447/3/000781230.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c07242c0275e0787549cf7d099148559 c98e84a28082793f0aed4cc5bbb52eed 972843db10b6dd3ecd3d89e3361dac84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412503998464 |