O táxi e a desregulamentação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109402 |
Resumo: | O trabalho concentra-se em experiências com reforma regulatória bem como o impacto no bem estar dos usuários de táxi de Porto Alegre. A desregulamentação é o ponto mais crítico na discussão do funcionamento dos táxis em metrópoles da atualidade. Através de comparações de experiências internacionais com a desregulamentação de países como EUA, Nova Zelândia, Austrália e da Europa, é apresentado uma grande diversidade de exemplos sobre o setor de táxis. O governo faz com que o preço do serviço aumente por meio da redução da oferta visto que as quotas de produção fazem com que o preço suba arbitrariamente determinado. Foi realizada uma pesquisa com usuários do táxi da cidade de Porto Alegre e foi constatado que 60% dos entrevistados já tiveram problemas com o serviço nos últimos 12 meses. No Brasil, a regulação dos preços faz com que as tarifas de táxi sejam indevidamente induzidas pelo motorista de táxi conforme pesquisa realizada. Os principais problemas são que os motoristas conduzem perigosamente, que os motoristas pegam a rota longa ou errada e reclamações de atraso ou não chegada do táxi. O poder de monopólio é um obstáculo potencial ao acesso com má alocação de recursos e ele ocorre nas pequenas cidades, onde os indivíduos não tem acesso ao transporte público. |
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Dornelles, Miriam de OliveiraComim, Flavio Vasconcellos2015-01-29T02:17:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/109402000935058O trabalho concentra-se em experiências com reforma regulatória bem como o impacto no bem estar dos usuários de táxi de Porto Alegre. A desregulamentação é o ponto mais crítico na discussão do funcionamento dos táxis em metrópoles da atualidade. Através de comparações de experiências internacionais com a desregulamentação de países como EUA, Nova Zelândia, Austrália e da Europa, é apresentado uma grande diversidade de exemplos sobre o setor de táxis. O governo faz com que o preço do serviço aumente por meio da redução da oferta visto que as quotas de produção fazem com que o preço suba arbitrariamente determinado. Foi realizada uma pesquisa com usuários do táxi da cidade de Porto Alegre e foi constatado que 60% dos entrevistados já tiveram problemas com o serviço nos últimos 12 meses. No Brasil, a regulação dos preços faz com que as tarifas de táxi sejam indevidamente induzidas pelo motorista de táxi conforme pesquisa realizada. Os principais problemas são que os motoristas conduzem perigosamente, que os motoristas pegam a rota longa ou errada e reclamações de atraso ou não chegada do táxi. O poder de monopólio é um obstáculo potencial ao acesso com má alocação de recursos e ele ocorre nas pequenas cidades, onde os indivíduos não tem acesso ao transporte público.The work focuses on experiences with regulatory reform and the impact on the welfare of taxi users in Porto Alegre. Deregulation is the most critical point in the discussion of the operation of taxis in cities today. Through comparisons of international experiences with deregulation of countries like USA, New Zealand, Australia and Europe, is presented with a wide variety of examples on the taxi industry. The government makes the service price increases by reducing the supply because production quotas make the price go up arbitrarily determined. A survey was conducted with members of the cab from the city of Porto Alegre and revealed that 60% of respondents have experienced problems with the service in the last 12 months. In Brazil, the price regulation makes taxi fares are improperly induced by the taxi driver as survey. The main problems are that drivers drive dangerously, that drivers take the long route or wrong and complaints of late or non-arrival of the taxi. Monopoly power is a potential access to misallocation of resources hurdle and it occurs in small towns, where individuals do not have access to public transportation.application/pdfporEconomiaMobilidade urbanaTransporte urbanoRegulamentaçãoDeregulationO táxi e a desregulamentaçãoO táxi e as barreiras de mercado info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935058.pdf000935058.pdfTexto completoapplication/pdf1474641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109402/1/000935058.pdfb0da472fdc5cf116752bc38921d68497MD51TEXT000935058.pdf.txt000935058.pdf.txtExtracted Texttext/plain124792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109402/2/000935058.pdf.txt7f14219831e4866a474bfce856790453MD52THUMBNAIL000935058.pdf.jpg000935058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109402/3/000935058.pdf.jpg37b2783d4be32b9910e9df812efd7be2MD5310183/1094022020-08-07 03:37:04.461339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109402Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-07T06:37:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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