Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacega, Alexandre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256975
Resumo: As modificações no ensino ocorreram, ao longo de muitos anos, lentamente. Com a configuração atual, essas modificações ganharam uma enorme velocidade e nós, professores, tivemos que nos reinventar com “novas” metodologias que antes eram desenvolvidas somente no Ensino Superior e, atualmente, tornam-se realidade na Educação Básica. A atividade foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola pública do Estado do RS. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar o aprimoramento de habilidades em conjunto com a metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Básica. A atividade constou com duas situações-problema, uma introdutória à ABP e outra com o enfoque no tema “Intolerância à Lactose” com base no conteúdo - O Sistema Digestório. Com a perspectiva de aprimorar a aprendizagem em Ciências, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com coleta de dados por meio de observação e questionários de avaliação por pares e autoavaliação. A Técnica de Análise escolhida foi a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo esta fundamental para auxiliar na compreensão do fenômeno observado. No decorrer do trabalho, observaram-se diferentes habilidades demonstradas pelos alunos para resolver os problemas. Dessa forma, a metodologia apresentou uma configuração diferente da aprendizagem por recepção e, além disso, comprovou que é possível a inserção com êxito na Educação Básica.
id UFRGS-2_9e6efb9ce9f18b62ab78cb2eb45a2e8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256975
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bacega, AlexandreRobaina, Jose Vicente LimaPittol, Michele2023-04-12T03:28:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/256975001154026As modificações no ensino ocorreram, ao longo de muitos anos, lentamente. Com a configuração atual, essas modificações ganharam uma enorme velocidade e nós, professores, tivemos que nos reinventar com “novas” metodologias que antes eram desenvolvidas somente no Ensino Superior e, atualmente, tornam-se realidade na Educação Básica. A atividade foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola pública do Estado do RS. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar o aprimoramento de habilidades em conjunto com a metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Básica. A atividade constou com duas situações-problema, uma introdutória à ABP e outra com o enfoque no tema “Intolerância à Lactose” com base no conteúdo - O Sistema Digestório. Com a perspectiva de aprimorar a aprendizagem em Ciências, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com coleta de dados por meio de observação e questionários de avaliação por pares e autoavaliação. A Técnica de Análise escolhida foi a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo esta fundamental para auxiliar na compreensão do fenômeno observado. No decorrer do trabalho, observaram-se diferentes habilidades demonstradas pelos alunos para resolver os problemas. Dessa forma, a metodologia apresentou uma configuração diferente da aprendizagem por recepção e, além disso, comprovou que é possível a inserção com êxito na Educação Básica.Changes in teaching occurred over many years slowly. With the current configuration, these modifications have gained enormous speed and we, teachers, had to reinvent ourselves with “new” methodologies that before were developed only in Higher Education, and currently become reality in Basic Education. The activity was developed in the eighth year of a public school in the State of RS. The objective of this study was to develop and analyze skill enhancement in conjunction with active methodology known as Problem-Based Learning (PBL) in basic education. The activity consisted of two problem situations, one introductory to PBL and the other focusing on the theme "Lactose Intolerance" based on content - The Digestive System. With the perspective of improving Science learning, the research presents a qualitative approach, of a basic nature with data collection by means of observation and Peer Review and Self-Assessment Questionnaires. The chosen Analysis Technique was Discursive Textual Analysis (DTA), this being fundamental to help in the understanding of the observed phenomenon. During the work, it was observed different skills demonstrated by students to solve the problems. Thus, the methodology presented a different configuration from the reception learning and, furthermore, proving that successful insertion is possible in basic education.application/pdfporAprendizagem baseada em problemasEnsino fundamental e médioEnsino de ciênciasSkillsScience learningProblem solvingProblem-Based LearningAprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de CiênciasProblem-Based Learning - ABP : an active methodology to improve skills in science teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154026.pdf.txt001154026.pdf.txtExtracted Texttext/plain33761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256975/2/001154026.pdf.txt44c74c3b77642a2de93ae552f1a8c4b6MD52ORIGINAL001154026.pdfTexto completoapplication/pdf213232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256975/1/001154026.pdf7f2b60250f6534cdc65630da3d4a031bMD5110183/2569752023-08-03 03:34:49.734917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256975Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Problem-Based Learning - ABP : an active methodology to improve skills in science teaching
title Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
Bacega, Alexandre
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
Skills
Science learning
Problem solving
Problem-Based Learning
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP : uma metodologia ativa para aprimorar habilidades no ensino de Ciências
author Bacega, Alexandre
author_facet Bacega, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacega, Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pittol, Michele
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
Pittol, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
Skills
Science learning
Problem solving
Problem-Based Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Skills
Science learning
Problem solving
Problem-Based Learning
description As modificações no ensino ocorreram, ao longo de muitos anos, lentamente. Com a configuração atual, essas modificações ganharam uma enorme velocidade e nós, professores, tivemos que nos reinventar com “novas” metodologias que antes eram desenvolvidas somente no Ensino Superior e, atualmente, tornam-se realidade na Educação Básica. A atividade foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola pública do Estado do RS. O objetivo deste estudo foi desenvolver e analisar o aprimoramento de habilidades em conjunto com a metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Básica. A atividade constou com duas situações-problema, uma introdutória à ABP e outra com o enfoque no tema “Intolerância à Lactose” com base no conteúdo - O Sistema Digestório. Com a perspectiva de aprimorar a aprendizagem em Ciências, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com coleta de dados por meio de observação e questionários de avaliação por pares e autoavaliação. A Técnica de Análise escolhida foi a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo esta fundamental para auxiliar na compreensão do fenômeno observado. No decorrer do trabalho, observaram-se diferentes habilidades demonstradas pelos alunos para resolver os problemas. Dessa forma, a metodologia apresentou uma configuração diferente da aprendizagem por recepção e, além disso, comprovou que é possível a inserção com êxito na Educação Básica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256975
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154026
url http://hdl.handle.net/10183/256975
identifier_str_mv 001154026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256975/2/001154026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256975/1/001154026.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44c74c3b77642a2de93ae552f1a8c4b6
7f2b60250f6534cdc65630da3d4a031b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447336943353856