A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela Bonzanini de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129927
Resumo: Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos atualmente. Os benefícios advindos dessas tecnologias transformam a todo instante a forma de relação com a educação. O desafio para os educadores, nesta sociedade, é conseguir transformar as informações em conhecimentos, possibilitando aos estudantes as condições necessárias para a reflexão e criticidade. Para isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a construção de habilidades por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas aulas de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Essa metodologia coloca os estudantes frente a situaçõesproblema, casos de investigação, enigmas ou atividades que fazem com que a aprendizagem se torne um desafio a ser vencido. Os resultados desta pesquisa indicaram que os estudantes perceberam o desenvolvimento de habilidades por meio da metodologia da ABP e declararam que as atividades tornaram as aulas mais atrativas e motivadoras. A percepção do desenvolvimento de habilidades alegada pelos alunos também foi confirmada na análise dos seus relatórios. Identificou-se que as categorias de habilidades analisadas estavam sendo construídas pelos estudantes e que houve, na maior parte das atividades, uma melhora gradativa nesse desenvolvimento. Essas capacidades são desenvolvidas a cada aula, por meio do estímulo à busca de conhecimento de forma autônoma, no qual o aluno constrói o seu saber ao invés de receber pronto do professor. O interesse e a motivação são percebidos nessas aulas, pois os estudantes tornam-se ativos, buscando do seu jeito a melhor forma de aprender. Percebeu-se, com essa pesquisa, que uma mudança nos métodos de ensino torna-se necessária, visto que o ensino tradicional, baseado em memorização de conteúdos, não consegue desenvolver as capacidades para a reflexão e construção de conhecimentos. Métodos de ensino baseados na teoria construtivista inserem os estudantes no cerne da aprendizagem, desenvolvendo cidadãos mais autônomos e críticos, assim como exige esta nova sociedade em que vivemos.
id URGS_e9e70092272651a37676b82dae1de0e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129927
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, Daniela Bonzanini deValentim, Lauren Martins2015-11-19T02:39:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/129927000975170Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos atualmente. Os benefícios advindos dessas tecnologias transformam a todo instante a forma de relação com a educação. O desafio para os educadores, nesta sociedade, é conseguir transformar as informações em conhecimentos, possibilitando aos estudantes as condições necessárias para a reflexão e criticidade. Para isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a construção de habilidades por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas aulas de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Essa metodologia coloca os estudantes frente a situaçõesproblema, casos de investigação, enigmas ou atividades que fazem com que a aprendizagem se torne um desafio a ser vencido. Os resultados desta pesquisa indicaram que os estudantes perceberam o desenvolvimento de habilidades por meio da metodologia da ABP e declararam que as atividades tornaram as aulas mais atrativas e motivadoras. A percepção do desenvolvimento de habilidades alegada pelos alunos também foi confirmada na análise dos seus relatórios. Identificou-se que as categorias de habilidades analisadas estavam sendo construídas pelos estudantes e que houve, na maior parte das atividades, uma melhora gradativa nesse desenvolvimento. Essas capacidades são desenvolvidas a cada aula, por meio do estímulo à busca de conhecimento de forma autônoma, no qual o aluno constrói o seu saber ao invés de receber pronto do professor. O interesse e a motivação são percebidos nessas aulas, pois os estudantes tornam-se ativos, buscando do seu jeito a melhor forma de aprender. Percebeu-se, com essa pesquisa, que uma mudança nos métodos de ensino torna-se necessária, visto que o ensino tradicional, baseado em memorização de conteúdos, não consegue desenvolver as capacidades para a reflexão e construção de conhecimentos. Métodos de ensino baseados na teoria construtivista inserem os estudantes no cerne da aprendizagem, desenvolvendo cidadãos mais autônomos e críticos, assim como exige esta nova sociedade em que vivemos.Resources and technological advances offer enormous availability of media and access to information. These new possibilities characterize the so-called "information society" in which we find ourselves today. The benefits of these technologies transform every moment the aspect ratio to education. The challenge for educators in this society, is to transform the information into knowledge, providing students with the necessary conditions for reflection and critical. For this, this study aims to evaluate the building skills through the methodology of Problem-Based Learning (PBL) in natural sciences classes in high school. This methodology puts students facing problem situations, case investigation, puzzles and activities that make learning becomes a challenge to be overcome. The results of this research indicated that students perceived the development of skills through the PBL and declared that activities become more attractive and motivating lessons. The perception of the alleged skill development by students was also confirmed in the analysis of their reports. It was identified that the analyzed categories of skills were being built by the students and that there was, in most activities, a gradual improvement in this development. These capabilities are developed every class, by stimulating the search for knowledge independently, where the student builds their knowledge rather than getting ready the teacher. The interest and motivation are perceived in these classes because students become active, seeking your way the best way to learn. He was noticed with this research that a change in teaching methods becomes necessary because traditional education, based on memorization of content, can not develop the capacity for reflection and construction of knowledge. Teaching methods based on constructivist theory fall students at the heart of learning, developing more autonomous and critical citizens, as well as requires this new society we live in.application/pdfporEnsino de ciênciasDisciplinas das ciências naturaisAprendizagem baseada em problemasConstrutivismoEnsino médioProblem-based learningTeaching and learningConstructivismSkillsA aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975170.pdf000975170.pdfTexto completoapplication/pdf1208529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/1/000975170.pdfec25e76b2d4401292beff1262dfb0fb3MD51TEXT000975170.pdf.txt000975170.pdf.txtExtracted Texttext/plain237360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/2/000975170.pdf.txt6a5bd9630a75ae1e4c15df4166682869MD52THUMBNAIL000975170.pdf.jpg000975170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/3/000975170.pdf.jpg325770abf6007fd3f4a2ce4bb5ee089fMD5310183/1299272018-10-25 09:16:55.366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
title A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
spellingShingle A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
Lima, Daniela Bonzanini de
Ensino de ciências
Disciplinas das ciências naturais
Aprendizagem baseada em problemas
Construtivismo
Ensino médio
Problem-based learning
Teaching and learning
Constructivism
Skills
title_short A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
title_full A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
title_fullStr A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
title_sort A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
author Lima, Daniela Bonzanini de
author_facet Lima, Daniela Bonzanini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniela Bonzanini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentim, Lauren Martins
contributor_str_mv Valentim, Lauren Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Disciplinas das ciências naturais
Aprendizagem baseada em problemas
Construtivismo
Ensino médio
topic Ensino de ciências
Disciplinas das ciências naturais
Aprendizagem baseada em problemas
Construtivismo
Ensino médio
Problem-based learning
Teaching and learning
Constructivism
Skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem-based learning
Teaching and learning
Constructivism
Skills
description Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos atualmente. Os benefícios advindos dessas tecnologias transformam a todo instante a forma de relação com a educação. O desafio para os educadores, nesta sociedade, é conseguir transformar as informações em conhecimentos, possibilitando aos estudantes as condições necessárias para a reflexão e criticidade. Para isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a construção de habilidades por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas aulas de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Essa metodologia coloca os estudantes frente a situaçõesproblema, casos de investigação, enigmas ou atividades que fazem com que a aprendizagem se torne um desafio a ser vencido. Os resultados desta pesquisa indicaram que os estudantes perceberam o desenvolvimento de habilidades por meio da metodologia da ABP e declararam que as atividades tornaram as aulas mais atrativas e motivadoras. A percepção do desenvolvimento de habilidades alegada pelos alunos também foi confirmada na análise dos seus relatórios. Identificou-se que as categorias de habilidades analisadas estavam sendo construídas pelos estudantes e que houve, na maior parte das atividades, uma melhora gradativa nesse desenvolvimento. Essas capacidades são desenvolvidas a cada aula, por meio do estímulo à busca de conhecimento de forma autônoma, no qual o aluno constrói o seu saber ao invés de receber pronto do professor. O interesse e a motivação são percebidos nessas aulas, pois os estudantes tornam-se ativos, buscando do seu jeito a melhor forma de aprender. Percebeu-se, com essa pesquisa, que uma mudança nos métodos de ensino torna-se necessária, visto que o ensino tradicional, baseado em memorização de conteúdos, não consegue desenvolver as capacidades para a reflexão e construção de conhecimentos. Métodos de ensino baseados na teoria construtivista inserem os estudantes no cerne da aprendizagem, desenvolvendo cidadãos mais autônomos e críticos, assim como exige esta nova sociedade em que vivemos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-19T02:39:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129927
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975170
url http://hdl.handle.net/10183/129927
identifier_str_mv 000975170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/1/000975170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/2/000975170.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129927/3/000975170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec25e76b2d4401292beff1262dfb0fb3
6a5bd9630a75ae1e4c15df4166682869
325770abf6007fd3f4a2ce4bb5ee089f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309074336677888