Gestão democrática e desafios para a escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Marli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151661
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de investigar como acontece a gestão democrática e práticas inclusivas mediadas pelo problema de pesquisa: Analisar as perspectivas e práticas de inclusão em uma escola pública a partir dos princípios da gestão democrática. A Gestão democrática direito à educação e práticas inclusivas requer participação ativa nas discussões, acompanhamentos e avaliação. Tais práticas necessitam ser realizadas com responsabilidade, compromisso coletivo tendo como objetivo geral estabelecer no Projeto Político Pedagógico da escola possibilidades de conhecimento que venham a se concretizarem diante das dificuldades e dos avanços dos alunos incluídos no ensino fundamental a luz da Gestão Democrática da Educação e como objetivos específicos dialogar com a comunidade escolar; pesquisar conteúdos que tragam conceitos, fundamentos e experiências inclusivas; coletar informações com a comunidade escolar sobre conhecimento que analisam ser fundamentais para os alunos incluídos no ensino fundamental. Em uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa ação, buscou-se refletir sobre construção das relações democráticas em ambientes onde as práticas desenvolvidas comprometem os envolvidos identificando problemas e buscando soluções para os mesmos. Diante do que foi realizado, considera-se que a gestão democrática na escola exige atuação, participação, comprometimento, redefinição do papel do diretor para tornar o Projeto Político Pedagógico verdadeiramente inclusivo com concepções claras de currículo, planejamento e avaliações que atendam as necessidades do aluno incluído.
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