Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simone Schommer de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26192
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido junto à empresa Banco do Brasil S/A e compreende um estudo de caso voltado ao modelo de marketing esportivo aplicado na modalidade Voleibol. Partindo desse modelo, desenvolveu-se um estudo a fim de verificar a viabilidade de sua implementação junto aos demais esportes integrantes dos Jogos Olímpicos. O Banco do Brasil é hoje a maior instituição financeira do país, com mais de duzentos anos de existência. Além de desempenhar uma importante função social e de fomento, a empresa é uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro. Esta parceria de sucesso já dura quase dezenove anos, tanto no vôlei de praia quanto no de quadra, abrangendo as categorias: adulto, juvenil e infanto-juvenil. As equipes patrocinadas pela empresa atualmente lideram o ranking mundial (feminino e masculino), com vários títulos conquistados e medalhas olímpicas (desde 1991, o Banco do Brasil é o patrocinador oficial da Confederação Brasileira de Vôlei – CBV). Nos próximos anos, o Brasil será palco de dois dos maiores eventos esportivo mundiais: a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Um grande desafio a ser enfrentado, tanto por ser o primeiro país da América Latina a receber as Olimpíadas quanto pela necessidade de se elaborar um plano de apoio e incentivo ao esporte brasileiro.
id UFRGS-2_9e97f4db71b91831fe4be29039e91216
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26192
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Simone Schommer deFioriolli, Jose Carlos2010-10-07T04:18:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/26192000753371O presente trabalho foi desenvolvido junto à empresa Banco do Brasil S/A e compreende um estudo de caso voltado ao modelo de marketing esportivo aplicado na modalidade Voleibol. Partindo desse modelo, desenvolveu-se um estudo a fim de verificar a viabilidade de sua implementação junto aos demais esportes integrantes dos Jogos Olímpicos. O Banco do Brasil é hoje a maior instituição financeira do país, com mais de duzentos anos de existência. Além de desempenhar uma importante função social e de fomento, a empresa é uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro. Esta parceria de sucesso já dura quase dezenove anos, tanto no vôlei de praia quanto no de quadra, abrangendo as categorias: adulto, juvenil e infanto-juvenil. As equipes patrocinadas pela empresa atualmente lideram o ranking mundial (feminino e masculino), com vários títulos conquistados e medalhas olímpicas (desde 1991, o Banco do Brasil é o patrocinador oficial da Confederação Brasileira de Vôlei – CBV). Nos próximos anos, o Brasil será palco de dois dos maiores eventos esportivo mundiais: a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Um grande desafio a ser enfrentado, tanto por ser o primeiro país da América Latina a receber as Olimpíadas quanto pela necessidade de se elaborar um plano de apoio e incentivo ao esporte brasileiro.application/pdfporMarketing esportivoBanco do Brasil.Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000753371.pdf000753371.pdfTexto completoapplication/pdf440993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/1/000753371.pdf70ae88ba1acd33e91b66d6e1861b60d7MD51TEXT000753371.pdf.txt000753371.pdf.txtExtracted Texttext/plain111198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/2/000753371.pdf.txt4a53354d0fb1baf2a9e6c36ae66ca032MD52THUMBNAIL000753371.pdf.jpg000753371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/3/000753371.pdf.jpg1efc72868b95ed6927370b8ceed0bc6cMD5310183/261922018-10-18 07:35:12.662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
title Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
spellingShingle Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
Oliveira, Simone Schommer de
Marketing esportivo
Banco do Brasil.
title_short Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
title_full Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
title_fullStr Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
title_full_unstemmed Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
title_sort Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
author Oliveira, Simone Schommer de
author_facet Oliveira, Simone Schommer de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Simone Schommer de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
contributor_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Banco do Brasil.
topic Marketing esportivo
Banco do Brasil.
description O presente trabalho foi desenvolvido junto à empresa Banco do Brasil S/A e compreende um estudo de caso voltado ao modelo de marketing esportivo aplicado na modalidade Voleibol. Partindo desse modelo, desenvolveu-se um estudo a fim de verificar a viabilidade de sua implementação junto aos demais esportes integrantes dos Jogos Olímpicos. O Banco do Brasil é hoje a maior instituição financeira do país, com mais de duzentos anos de existência. Além de desempenhar uma importante função social e de fomento, a empresa é uma das maiores patrocinadoras do esporte brasileiro. Esta parceria de sucesso já dura quase dezenove anos, tanto no vôlei de praia quanto no de quadra, abrangendo as categorias: adulto, juvenil e infanto-juvenil. As equipes patrocinadas pela empresa atualmente lideram o ranking mundial (feminino e masculino), com vários títulos conquistados e medalhas olímpicas (desde 1991, o Banco do Brasil é o patrocinador oficial da Confederação Brasileira de Vôlei – CBV). Nos próximos anos, o Brasil será palco de dois dos maiores eventos esportivo mundiais: a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Um grande desafio a ser enfrentado, tanto por ser o primeiro país da América Latina a receber as Olimpíadas quanto pela necessidade de se elaborar um plano de apoio e incentivo ao esporte brasileiro.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-07T04:18:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26192
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000753371
url http://hdl.handle.net/10183/26192
identifier_str_mv 000753371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/1/000753371.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/2/000753371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26192/3/000753371.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70ae88ba1acd33e91b66d6e1861b60d7
4a53354d0fb1baf2a9e6c36ae66ca032
1efc72868b95ed6927370b8ceed0bc6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224400641458176