O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Juliano Madruga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26104
Resumo: O presente estudo refere-se ao impacto da internet nos mercados da mídia. Identifica novos comportamentos sociais e econômicos frente à disseminação da internet e do conteúdo por ela propagado. A inovação tem o papel central dentro do mercado estudado, o que será embasado com a teoria de Joseph Schumpeter. Uma nova realidade para a indústria da comunicação, que agora volta-se para a era em que a propaganda interruptiva deixa de ser o principal eixo de comunicação de uma marca com seu público-alvo. As mídias de massa não têm mais o mesmo impacto e a audiência está fragmentada. A indústria da comunicação tradicional vive um momento muitas inseguranças e necessita de estratégias de inovação e adaptação.
id UFRGS-2_9ea4ef75eae5dd1e8ef0447cc5891e00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26104
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludwig, Juliano MadrugaOliveira, Júlio César de2010-10-02T04:21:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/26104000755384O presente estudo refere-se ao impacto da internet nos mercados da mídia. Identifica novos comportamentos sociais e econômicos frente à disseminação da internet e do conteúdo por ela propagado. A inovação tem o papel central dentro do mercado estudado, o que será embasado com a teoria de Joseph Schumpeter. Uma nova realidade para a indústria da comunicação, que agora volta-se para a era em que a propaganda interruptiva deixa de ser o principal eixo de comunicação de uma marca com seu público-alvo. As mídias de massa não têm mais o mesmo impacto e a audiência está fragmentada. A indústria da comunicação tradicional vive um momento muitas inseguranças e necessita de estratégias de inovação e adaptação.This study refers to the Internet's impact on the markets of the media. It identifies new social and economic behavior with regard to the dissemination of the Internet content and its spread. Innovation is the central role within the market study, which will be grounded on the theory of Joseph Schumpeter. In an era in which the interruptive advertising fails to be the main axis of communication between a brand and its target audience, there comes a new reality for the communication industry. The mass media no longer have the same impact and the audience is fragmented. The traditional media industry is undergoing a critical moment with growing insecurities, thus it needs new strategies and innovation.application/pdfporSchumpeter, Joseph Alois, 1883-1950InternetMeios de comunicaçãoInovaçãoInternetInnovationSchumpeterO impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeterianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755384.pdf.txt000755384.pdf.txtExtracted Texttext/plain134553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/2/000755384.pdf.txt2887af75e2774ca23d6549fa9ebba76cMD52ORIGINAL000755384.pdf000755384.pdfTexto completoapplication/pdf561480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/1/000755384.pdf45f79b1ce9184fa11ca34461b666be95MD51THUMBNAIL000755384.pdf.jpg000755384.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/3/000755384.pdf.jpg788a5733b0bcf932b886c0f0e7aacf4cMD5310183/261042023-03-05 03:23:15.54117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
title O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
spellingShingle O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
Ludwig, Juliano Madruga
Schumpeter, Joseph Alois, 1883-1950
Internet
Meios de comunicação
Inovação
Internet
Innovation
Schumpeter
title_short O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
title_full O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
title_fullStr O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
title_full_unstemmed O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
title_sort O impacto da internet nos mercados da mídia sob um enfoque schumpeteriano e neo-schumpeteriano
author Ludwig, Juliano Madruga
author_facet Ludwig, Juliano Madruga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Juliano Madruga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Júlio César de
contributor_str_mv Oliveira, Júlio César de
dc.subject.por.fl_str_mv Schumpeter, Joseph Alois, 1883-1950
Internet
Meios de comunicação
Inovação
topic Schumpeter, Joseph Alois, 1883-1950
Internet
Meios de comunicação
Inovação
Internet
Innovation
Schumpeter
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Innovation
Schumpeter
description O presente estudo refere-se ao impacto da internet nos mercados da mídia. Identifica novos comportamentos sociais e econômicos frente à disseminação da internet e do conteúdo por ela propagado. A inovação tem o papel central dentro do mercado estudado, o que será embasado com a teoria de Joseph Schumpeter. Uma nova realidade para a indústria da comunicação, que agora volta-se para a era em que a propaganda interruptiva deixa de ser o principal eixo de comunicação de uma marca com seu público-alvo. As mídias de massa não têm mais o mesmo impacto e a audiência está fragmentada. A indústria da comunicação tradicional vive um momento muitas inseguranças e necessita de estratégias de inovação e adaptação.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-02T04:21:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755384
url http://hdl.handle.net/10183/26104
identifier_str_mv 000755384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/2/000755384.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/1/000755384.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26104/3/000755384.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2887af75e2774ca23d6549fa9ebba76c
45f79b1ce9184fa11ca34461b666be95
788a5733b0bcf932b886c0f0e7aacf4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447048400404480