A representatividade negra na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Daiane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252033
Resumo: A escola é o lugar por onde perpassam diferentes realidades é também onde muitos problemas da vida adulta começam a emergir. Na educação infantil, a discriminação racial está presentes desde muito cedo e é extremamente prejudicial para a população negra, uma vez que é na infância que se inicia o processo de construção da nossa identidade. Nas escolas privadas é comum utilizar os meios de comunição para chamar a atenção dos pais e atrair o público infantil. Tendo em vista a centralidade que a mídia ocupa nas escolas, o objetivo deste trabalho é compreender como e se as crianças negras são representadas em cartazes, sites ou publicidade de escolas privadas de educação infantil da cidade de Bento Gonçalves, RS. A abordagem metodológica que adotamos é qualitativa de caráter exploratório e tem como suporte os Estudos Culturais em Educação. Os resultados encontrados mostram que as crianças negras não são representadas como parte integrante da escola, apenas como algo à margem desta. Além disso, percebe-se que o mercado publicitário não considera a população negra como consumidora potencial que segue quase que invísivel nas ações publicitárias, gerando consequências profundas sobre os corpos infantis. Por isso, é importante que todos os alunos negros se reconheçam como sujeitos de direito e se vejam representados nas escolas e em ações publiciárias, só assim, será possível lutar contra todas as formas de desigualdades presentes em nossa sociedade.
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spelling Secco, DaianePereira, Diego Carlos2022-11-30T04:54:00Z2022http://hdl.handle.net/10183/252033001153991A escola é o lugar por onde perpassam diferentes realidades é também onde muitos problemas da vida adulta começam a emergir. Na educação infantil, a discriminação racial está presentes desde muito cedo e é extremamente prejudicial para a população negra, uma vez que é na infância que se inicia o processo de construção da nossa identidade. Nas escolas privadas é comum utilizar os meios de comunição para chamar a atenção dos pais e atrair o público infantil. Tendo em vista a centralidade que a mídia ocupa nas escolas, o objetivo deste trabalho é compreender como e se as crianças negras são representadas em cartazes, sites ou publicidade de escolas privadas de educação infantil da cidade de Bento Gonçalves, RS. A abordagem metodológica que adotamos é qualitativa de caráter exploratório e tem como suporte os Estudos Culturais em Educação. Os resultados encontrados mostram que as crianças negras não são representadas como parte integrante da escola, apenas como algo à margem desta. Além disso, percebe-se que o mercado publicitário não considera a população negra como consumidora potencial que segue quase que invísivel nas ações publicitárias, gerando consequências profundas sobre os corpos infantis. Por isso, é importante que todos os alunos negros se reconheçam como sujeitos de direito e se vejam representados nas escolas e em ações publiciárias, só assim, será possível lutar contra todas as formas de desigualdades presentes em nossa sociedade.School is the place where different realities pass through, it is also where many problems of adult life begin to emerge. In early childhood education, racial discrimination is present from a very early age and is extremely harmful to the black population, since it is in childhood that the process of building our identity begins. In private schools, it is common to use the media to attract the attention of parents and attract children. In view of the centrality that the media occupies in schools, the objective of this work is to understand how and if black children are represented in posters, websites or advertising of private schools for early childhood education in the city of Bento Gonçalves, RS. The methodological approach we adopted is qualitative and exploratory in nature and is supported by Cultural Studies in Education. The results found show that black children are not represented as an integral part of the school, only as something outside it. In addition, it is clear that the advertising market does not consider the black population as a potential consumer that remains almost invisible in advertising, generating profound consequences on children's bodies. Therefore, it is important that all black students recognize themselves as subjects of law and see themselves represented in schools and in advertising, only then will it be possible to fight against all forms of inequalities present in our society.application/pdfporEducação infantilRepresentatividadePublicidadeEducação antirracistaChild educationRepresentativenessAdvertisingAnti-racist educationA representatividade negra na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153991.pdf.txt001153991.pdf.txtExtracted Texttext/plain95102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252033/2/001153991.pdf.txtdad97822eecbbc5f11ab6450f3a7b155MD52ORIGINAL001153991.pdfTexto completoapplication/pdf937224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252033/1/001153991.pdff17c9f548aa7954e47dc0b97bea71ba3MD5110183/2520332022-12-01 05:52:46.562448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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