Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Aline Fátima da Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109213
Resumo: O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.
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