Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109213 |
Resumo: | O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva. |
id |
UFRGS-2_9edb49a9d0901c48a7bb4a9f7b5ad0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109213 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mesquita, Aline Fátima da RosaZancan, Rubiane Falkenberg2015-01-23T02:16:55Z2014http://hdl.handle.net/10183/109213000950371O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.The study called “from tahtib to cane dance: production of critical discourse in dance” aims to critically analyze the choreographic work of Reda and a brazilian proposition of said dance from Munira Magharib; to point a proposed instrument for critical analysis; to indicate the main features that constitute said dance and its origins; and finally, compare the choreographic works starting from the critical analysis. The study of literature search has as theoretical framework the following writers: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag and Copeland. Through the text are approached the probable origins of the dance and how it is represented today. The work also provides the theoretical basis of critical analysis of dance for a further analysis of the object of this research. Besides the literature search, the methodology includes a critical analysis attempts to investigate said dance by contextualization, description, interpretations and evaluation; organized by the production of critical discourse. The conducted analysis of Reda and Munira’s choreographies serve as in-depth study on Egyptian folk dance. The production of this discourse relies on a structure of analysis where there is a refinement of perception and sensations, making the critic and the reader perform a reflection of the context that dancing is inserted and interpret and evaluate from a new perspective.application/pdfporDançaDança folclóricaCriticismFolkEgyptSaidDo tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950371.pdf000950371.pdfTexto completoapplication/pdf664834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/1/000950371.pdfe7f0b8f672b9020555bf7e01c56f3238MD51TEXT000950371.pdf.txt000950371.pdf.txtExtracted Texttext/plain67371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/2/000950371.pdf.txt56aeadb5c054c63ca5af02bd63d8f54cMD52THUMBNAIL000950371.pdf.jpg000950371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/3/000950371.pdf.jpga28db5a42d212c84a825dea5b068c630MD5310183/1092132018-10-23 08:44:39.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
title |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
spellingShingle |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança Mesquita, Aline Fátima da Rosa Dança Dança folclórica Criticism Folk Egypt Said |
title_short |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
title_full |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
title_fullStr |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
title_full_unstemmed |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
title_sort |
Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança |
author |
Mesquita, Aline Fátima da Rosa |
author_facet |
Mesquita, Aline Fátima da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Aline Fátima da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zancan, Rubiane Falkenberg |
contributor_str_mv |
Zancan, Rubiane Falkenberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Dança folclórica |
topic |
Dança Dança folclórica Criticism Folk Egypt Said |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Criticism Folk Egypt Said |
description |
O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-23T02:16:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109213 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000950371 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109213 |
identifier_str_mv |
000950371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/1/000950371.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/2/000950371.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/3/000950371.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7f0b8f672b9020555bf7e01c56f3238 56aeadb5c054c63ca5af02bd63d8f54c a28db5a42d212c84a825dea5b068c630 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447139424141312 |