Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Aline Fátima da Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109213
Resumo: O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.
id UFRGS-2_9edb49a9d0901c48a7bb4a9f7b5ad0f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109213
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mesquita, Aline Fátima da RosaZancan, Rubiane Falkenberg2015-01-23T02:16:55Z2014http://hdl.handle.net/10183/109213000950371O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.The study called “from tahtib to cane dance: production of critical discourse in dance” aims to critically analyze the choreographic work of Reda and a brazilian proposition of said dance from Munira Magharib; to point a proposed instrument for critical analysis; to indicate the main features that constitute said dance and its origins; and finally, compare the choreographic works starting from the critical analysis. The study of literature search has as theoretical framework the following writers: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag and Copeland. Through the text are approached the probable origins of the dance and how it is represented today. The work also provides the theoretical basis of critical analysis of dance for a further analysis of the object of this research. Besides the literature search, the methodology includes a critical analysis attempts to investigate said dance by contextualization, description, interpretations and evaluation; organized by the production of critical discourse. The conducted analysis of Reda and Munira’s choreographies serve as in-depth study on Egyptian folk dance. The production of this discourse relies on a structure of analysis where there is a refinement of perception and sensations, making the critic and the reader perform a reflection of the context that dancing is inserted and interpret and evaluate from a new perspective.application/pdfporDançaDança folclóricaCriticismFolkEgyptSaidDo tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950371.pdf000950371.pdfTexto completoapplication/pdf664834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/1/000950371.pdfe7f0b8f672b9020555bf7e01c56f3238MD51TEXT000950371.pdf.txt000950371.pdf.txtExtracted Texttext/plain67371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/2/000950371.pdf.txt56aeadb5c054c63ca5af02bd63d8f54cMD52THUMBNAIL000950371.pdf.jpg000950371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/3/000950371.pdf.jpga28db5a42d212c84a825dea5b068c630MD5310183/1092132018-10-23 08:44:39.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
title Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
spellingShingle Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
Mesquita, Aline Fátima da Rosa
Dança
Dança folclórica
Criticism
Folk
Egypt
Said
title_short Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
title_full Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
title_fullStr Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
title_full_unstemmed Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
title_sort Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança
author Mesquita, Aline Fátima da Rosa
author_facet Mesquita, Aline Fátima da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Aline Fátima da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zancan, Rubiane Falkenberg
contributor_str_mv Zancan, Rubiane Falkenberg
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Dança folclórica
topic Dança
Dança folclórica
Criticism
Folk
Egypt
Said
dc.subject.eng.fl_str_mv Criticism
Folk
Egypt
Said
description O estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-23T02:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950371
url http://hdl.handle.net/10183/109213
identifier_str_mv 000950371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/1/000950371.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/2/000950371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109213/3/000950371.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7f0b8f672b9020555bf7e01c56f3238
56aeadb5c054c63ca5af02bd63d8f54c
a28db5a42d212c84a825dea5b068c630
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447139424141312