Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Paula Di Domenico da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248784
Resumo: Este trabalho realiza uma aproximação entre os campos semânticos do núcleo da Educação Física e do campo da Saúde Mental Coletiva, com o objetivo de discutir os termos Acolhimento e Projeto Terapêutico Singular. Com isso, busca-se fazer relações, interpretações e gerar uma maior compreensão dos significados desses termos, que são próprios do campo da Saúde Mental Coletiva. A partir da experiência de três meses de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e da compreensão de Campo Semântico, da Teoria De Campo e Núcleo de Gastão Wagner de Souza Campos (2000) e da compreensão de Trabalho Vivo Em Ato de Emerson Elias Merhy (1998), foi possível construir a base deste estudo, para que as aproximações fossem feitas, estreitando as diferenças de um campo semântico para outro, a fim de tornar a Educação Física mais próxima a um de seus campos de atuação: o campo da Saúde Mental Coletiva.
id UFRGS-2_9f0317cd1ef28c1c98985d29e3f8ad97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, Paula Di Domenico daBilibio, Luiz Fernando Silva2022-09-13T04:52:19Z2020http://hdl.handle.net/10183/248784001149311Este trabalho realiza uma aproximação entre os campos semânticos do núcleo da Educação Física e do campo da Saúde Mental Coletiva, com o objetivo de discutir os termos Acolhimento e Projeto Terapêutico Singular. Com isso, busca-se fazer relações, interpretações e gerar uma maior compreensão dos significados desses termos, que são próprios do campo da Saúde Mental Coletiva. A partir da experiência de três meses de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e da compreensão de Campo Semântico, da Teoria De Campo e Núcleo de Gastão Wagner de Souza Campos (2000) e da compreensão de Trabalho Vivo Em Ato de Emerson Elias Merhy (1998), foi possível construir a base deste estudo, para que as aproximações fossem feitas, estreitando as diferenças de um campo semântico para outro, a fim de tornar a Educação Física mais próxima a um de seus campos de atuação: o campo da Saúde Mental Coletiva.This senior thesis brings together the semantic field of Physical Education and the field of Collective Mental Health, with the objective of discussing the terms Reception and Singular Therapeutic Project. With this, it seeks to make relationships, interpretations and generate a greater understanding of the meanings of these terms, which are specific to the field of Collective Mental Health. Based on the experience of three months of internship at a Center for Child and Youth Psychosocial Attention (CAPSi) and the understanding of the works Campo Semântico, Teoria de Campo e Núcleo by Gastão Wagner de Souza Campos (2000) and the understanding of Trabalho Vivo em Ato by Emerson Elias Merhy (1998), it was possible to build the basis of this study, so that the aforementioned approximation could be made, narrowing the differences from one semantic field to another, in order to bring Physical Education closer to one of its fields of action: the field of Collective Mental Health.application/pdfporSaúde mentalSaúde coletivaProjeto socialCriançasCollective mental healthPhysical educationChildrenEnsaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149311.pdf.txt001149311.pdf.txtExtracted Texttext/plain69429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248784/2/001149311.pdf.txt63f91ccdd6eed9239410cc3e6de1de65MD52ORIGINAL001149311.pdfTexto completoapplication/pdf404880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248784/1/001149311.pdf9e40ed36d2d004f5008d23bcc8790f19MD5110183/2487842022-09-14 04:54:48.474368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:54:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
title Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
spellingShingle Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
Cruz, Paula Di Domenico da
Saúde mental
Saúde coletiva
Projeto social
Crianças
Collective mental health
Physical education
Children
title_short Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
title_full Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
title_fullStr Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
title_full_unstemmed Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
title_sort Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
author Cruz, Paula Di Domenico da
author_facet Cruz, Paula Di Domenico da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Paula Di Domenico da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bilibio, Luiz Fernando Silva
contributor_str_mv Bilibio, Luiz Fernando Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Saúde coletiva
Projeto social
Crianças
topic Saúde mental
Saúde coletiva
Projeto social
Crianças
Collective mental health
Physical education
Children
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective mental health
Physical education
Children
description Este trabalho realiza uma aproximação entre os campos semânticos do núcleo da Educação Física e do campo da Saúde Mental Coletiva, com o objetivo de discutir os termos Acolhimento e Projeto Terapêutico Singular. Com isso, busca-se fazer relações, interpretações e gerar uma maior compreensão dos significados desses termos, que são próprios do campo da Saúde Mental Coletiva. A partir da experiência de três meses de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e da compreensão de Campo Semântico, da Teoria De Campo e Núcleo de Gastão Wagner de Souza Campos (2000) e da compreensão de Trabalho Vivo Em Ato de Emerson Elias Merhy (1998), foi possível construir a base deste estudo, para que as aproximações fossem feitas, estreitando as diferenças de um campo semântico para outro, a fim de tornar a Educação Física mais próxima a um de seus campos de atuação: o campo da Saúde Mental Coletiva.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T04:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149311
url http://hdl.handle.net/10183/248784
identifier_str_mv 001149311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248784/2/001149311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248784/1/001149311.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63f91ccdd6eed9239410cc3e6de1de65
9e40ed36d2d004f5008d23bcc8790f19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224641039040512