Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santetti, Daniele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184248
Resumo: A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país.
id UFRGS-2_9f08fef4e677d73fc57609ec821913e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184248
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santetti, DanieleRamos, Maurem2018-11-01T02:49:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/184248001077832A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país.application/pdfporEducação superiorCurrículoNutricionistasIntegração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077832.pdf.txt001077832.pdf.txtExtracted Texttext/plain53762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/2/001077832.pdf.txtd3bf54ff67f0862bdd37d41d13ad998dMD52ORIGINAL001077832.pdfTexto completoapplication/pdf536609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/1/001077832.pdfc0d92ebde32e7a9071c3e73c7d52a083MD5110183/1842482022-05-27 04:36:40.012666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
title Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
spellingShingle Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
Santetti, Daniele
Educação superior
Currículo
Nutricionistas
title_short Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
title_full Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
title_fullStr Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
title_sort Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
author Santetti, Daniele
author_facet Santetti, Daniele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santetti, Daniele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurem
contributor_str_mv Ramos, Maurem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Currículo
Nutricionistas
topic Educação superior
Currículo
Nutricionistas
description A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-01T02:49:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184248
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077832
url http://hdl.handle.net/10183/184248
identifier_str_mv 001077832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/2/001077832.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/1/001077832.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3bf54ff67f0862bdd37d41d13ad998d
c0d92ebde32e7a9071c3e73c7d52a083
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224562379063296