Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184248 |
Resumo: | A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país. |
id |
UFRGS-2_9f08fef4e677d73fc57609ec821913e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184248 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santetti, DanieleRamos, Maurem2018-11-01T02:49:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/184248001077832A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país.application/pdfporEducação superiorCurrículoNutricionistasIntegração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077832.pdf.txt001077832.pdf.txtExtracted Texttext/plain53762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/2/001077832.pdf.txtd3bf54ff67f0862bdd37d41d13ad998dMD52ORIGINAL001077832.pdfTexto completoapplication/pdf536609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/1/001077832.pdfc0d92ebde32e7a9071c3e73c7d52a083MD5110183/1842482022-05-27 04:36:40.012666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
title |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
spellingShingle |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação Santetti, Daniele Educação superior Currículo Nutricionistas |
title_short |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
title_full |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
title_fullStr |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
title_full_unstemmed |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
title_sort |
Integração ensino-serviço na formação do nutricionista : um olhar para a graduação |
author |
Santetti, Daniele |
author_facet |
Santetti, Daniele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santetti, Daniele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurem |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Currículo Nutricionistas |
topic |
Educação superior Currículo Nutricionistas |
description |
A integração ensino-serviço busca promover um fazer compartilhado e integrado entre os alunos de cursos de graduação, os docentes e trabalhadores dos serviços de saúde na comunidade. Na formação do profissional nutricionista as atividades que proporcionam a inserção do aluno na rede configuram-se como espaços potentes para fortalecimento da atuação profissional no âmbito do SUS. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura no que se refere a ações promotoras de integração ensino-serviço durante a formação de alunos de graduação em Nutrição. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca da integração ensino e serviço nos cursos de graduação. Optou-se também por incluir dados pertinentes a temática disponíveis na chamada literatura cinzenta, através de relatos de experiência. Foram analisados artigos científicos, documentos governamentais e casos didáticos que discorrem sobre a necessidade de capacitação do docente e reestruturação curricular visando aproximar o saber teórico do trabalho em saúde na comunidade para qualificar a formação do profissional nutricionista para atuação junto ao SUS em equipes multiprofissionais. Ações de integração ensino-serviço parecem qualificar o processo de formação do profissional nutricionista para atuação em Saúde Pública. No entanto, é necessário maior fomento a este tipo de metodologia nos cursos de graduação do país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-01T02:49:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184248 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077832 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184248 |
identifier_str_mv |
001077832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/2/001077832.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184248/1/001077832.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3bf54ff67f0862bdd37d41d13ad998d c0d92ebde32e7a9071c3e73c7d52a083 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224562379063296 |