Caminhos para criação em culturas populares : o Toque das Comadres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johann, Juliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181999
Resumo: O presente trabalho tem como objeto a investigação de modelos e paradigmas dos e nos processos de criação e tradução de culturas populares para montagem cênica. Faz isso tendo como exemplaridade o trabalho artístico do grupo Toque de Comadre, numa pesquisa de cunho qualitativo, que envolve revisão bibliográfica, observações de campo (em ensaios, reuniões do grupo e apresentações artísticas), entrevista com uma das integrantes do grupo e conversas compartilhadas durante ensaios e apresentações. Identifica e relaciona questões paradigmáticas em dois âmbitos: o da ciência da complexidade (a partir da perspectiva de Morin) e o desenvolvimento de paradigmas intercomunicáveis e intercambiáveis entre encenação e culturas populares. Sugere-se assim explorar a visão de mundo das “comadres”, identificando seus traços e presença nos processos de montagens. Entende ainda o trabalho cênico do grupo tendo a brincadeira como foco de seus fazeres, observando as semelhanças e distanciamentos com as festas populares, por seu caráter imprevisível, concluindo ser sua cena um recorte de festejos populares reunidos em espetáculo tendo a brincadeira como linha de atuação central.
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