Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141413 |
Resumo: | O presente estudo analisa a questão da leitura de hipertexto em ambientes virtuais e suas contribuições na formação de leitores. É sabido que o avanço tecnológico vem ocasionando uma série de mudanças afetando as práticas de leitura e possibilitando ao leitor a co-autoria que a leitura do texto virtual apresenta. Esse trabalho trará breves reflexões sobre o papel do leitor desde os primórdios até a era atual na qual encontramos os hipertextos. Discutiremos a questão da leitura no ambiente escolar verificando algumas problemáticas que envolvem essa prática no espaço educativo. Definiremos o que vem a ser o hipertexto abordando suas características e trazendo algumas reflexões sobre o papel do leitor frente às novas possibilidades de leitura em ambientes virtuais (hipertexto), verificando de que forma essas práticas contribuem para construção do sentido e a formação do leitor. |
id |
UFRGS-2_9f24b5301493a92309aafd0634e9aa76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Finger, LilianaSilveira, Paloma Dias2016-05-20T02:10:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/141413000991681O presente estudo analisa a questão da leitura de hipertexto em ambientes virtuais e suas contribuições na formação de leitores. É sabido que o avanço tecnológico vem ocasionando uma série de mudanças afetando as práticas de leitura e possibilitando ao leitor a co-autoria que a leitura do texto virtual apresenta. Esse trabalho trará breves reflexões sobre o papel do leitor desde os primórdios até a era atual na qual encontramos os hipertextos. Discutiremos a questão da leitura no ambiente escolar verificando algumas problemáticas que envolvem essa prática no espaço educativo. Definiremos o que vem a ser o hipertexto abordando suas características e trazendo algumas reflexões sobre o papel do leitor frente às novas possibilidades de leitura em ambientes virtuais (hipertexto), verificando de que forma essas práticas contribuem para construção do sentido e a formação do leitor.application/pdfporHipertextoAlunoLeituraLeitura de hipertexto : contribuições na formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991681.pdf000991681.pdfTexto completoapplication/pdf447105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/1/000991681.pdf07210678c12f42744a7263c047ef4c30MD51TEXT000991681.pdf.txt000991681.pdf.txtExtracted Texttext/plain87994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/2/000991681.pdf.txt1eadae9a2e804b729312f650c7a129cbMD52THUMBNAIL000991681.pdf.jpg000991681.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/3/000991681.pdf.jpg58a02858ff3946b424d14530e61a0379MD5310183/1414132018-10-25 10:04:05.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
title |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
spellingShingle |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores Finger, Liliana Hipertexto Aluno Leitura |
title_short |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
title_full |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
title_fullStr |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
title_sort |
Leitura de hipertexto : contribuições na formação de leitores |
author |
Finger, Liliana |
author_facet |
Finger, Liliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finger, Liliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
contributor_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertexto Aluno Leitura |
topic |
Hipertexto Aluno Leitura |
description |
O presente estudo analisa a questão da leitura de hipertexto em ambientes virtuais e suas contribuições na formação de leitores. É sabido que o avanço tecnológico vem ocasionando uma série de mudanças afetando as práticas de leitura e possibilitando ao leitor a co-autoria que a leitura do texto virtual apresenta. Esse trabalho trará breves reflexões sobre o papel do leitor desde os primórdios até a era atual na qual encontramos os hipertextos. Discutiremos a questão da leitura no ambiente escolar verificando algumas problemáticas que envolvem essa prática no espaço educativo. Definiremos o que vem a ser o hipertexto abordando suas características e trazendo algumas reflexões sobre o papel do leitor frente às novas possibilidades de leitura em ambientes virtuais (hipertexto), verificando de que forma essas práticas contribuem para construção do sentido e a formação do leitor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991681 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141413 |
identifier_str_mv |
000991681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/1/000991681.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/2/000991681.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141413/3/000991681.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07210678c12f42744a7263c047ef4c30 1eadae9a2e804b729312f650c7a129cb 58a02858ff3946b424d14530e61a0379 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174268321792 |