Trânsitos imagéticos : a narrativa dos filmes Time (Shigan) e dream (Bi-Mong) de Kim Ki Duk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melissa Rubio dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70619
Resumo: Investigar a poética narrativa do cineasta sul-coreano Kim Ki Duk a partir dos Pilmes Time (Shígan)-2006 e Dream (Bí-Mong)-2008. Este é tema da pesquisa do presente trabalho de conclusão de curso. O ponto de partida do estudo é a análise da narrativa visual, ou seja, dos elementos imagéticos que compõem a tessitura das cenas Pílmicas. No segundo momento, a teoria psicanalítica de Jacques Lacan é utilizada para desvelar os abismos existenciais que representam os personagens protagonistas, sendo utilizados no estudo os conceitos de objeto a e de desejo. Portanto, a narrativa Pílmica do cineasta Kim Ki Duk é permeada e mediada por elementos de uma poética dos limites, uma poética dos movimentos que explora Piguras e jogos tais como o labirinto, o redemoinho, os contrastes nas/pelas imagens e também o jogo da linguagem, entre excesso e ausência. Este estudo sobre a poética visual dos Pilmes explora, em diversas materialidades e meios, as escolhas e combinações linguísticas e imagéticas que resultaram na construção dos abismos existenciais dos personagens em duas narrativas de Kim Ki Duk.
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