Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16102 |
Resumo: | O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_9f4bf4093664d095fff6c6a5127bbe39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16102 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Danusa Santos daRodrigues, Maria Bernadette Castro2009-06-16T04:12:59Z2008http://hdl.handle.net/10183/16102000668642O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar.application/pdfporBrincadeiraAprendizagemInfânciaEducação infantilJogos pedagógicosProfessora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668642.pdf000668642.pdfTexto completoapplication/pdf242394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/1/000668642.pdf4791337ecc9f1398470529a88b94e70cMD51TEXT000668642.pdf.txt000668642.pdf.txtExtracted Texttext/plain89592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/2/000668642.pdf.txt47083e81235ae2dc4b358311f24a03ddMD52THUMBNAIL000668642.pdf.jpg000668642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/3/000668642.pdf.jpge5ccb4513ca66022ef11b37ae18b4b8bMD5310183/161022018-10-18 07:15:36.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:15:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
title |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
spellingShingle |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? Cunha, Danusa Santos da Brincadeira Aprendizagem Infância Educação infantil Jogos pedagógicos |
title_short |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
title_full |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
title_fullStr |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
title_full_unstemmed |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
title_sort |
Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? |
author |
Cunha, Danusa Santos da |
author_facet |
Cunha, Danusa Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Danusa Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Aprendizagem Infância Educação infantil Jogos pedagógicos |
topic |
Brincadeira Aprendizagem Infância Educação infantil Jogos pedagógicos |
description |
O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-16T04:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16102 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000668642 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16102 |
identifier_str_mv |
000668642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/1/000668642.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/2/000668642.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/3/000668642.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4791337ecc9f1398470529a88b94e70c 47083e81235ae2dc4b358311f24a03dd e5ccb4513ca66022ef11b37ae18b4b8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224385573421056 |