Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Danusa Santos da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16102
Resumo: O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar.
id UFRGS-2_9f4bf4093664d095fff6c6a5127bbe39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16102
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Danusa Santos daRodrigues, Maria Bernadette Castro2009-06-16T04:12:59Z2008http://hdl.handle.net/10183/16102000668642O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar.application/pdfporBrincadeiraAprendizagemInfânciaEducação infantilJogos pedagógicosProfessora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668642.pdf000668642.pdfTexto completoapplication/pdf242394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/1/000668642.pdf4791337ecc9f1398470529a88b94e70cMD51TEXT000668642.pdf.txt000668642.pdf.txtExtracted Texttext/plain89592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/2/000668642.pdf.txt47083e81235ae2dc4b358311f24a03ddMD52THUMBNAIL000668642.pdf.jpg000668642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/3/000668642.pdf.jpge5ccb4513ca66022ef11b37ae18b4b8bMD5310183/161022018-10-18 07:15:36.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:15:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
title Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
spellingShingle Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
Cunha, Danusa Santos da
Brincadeira
Aprendizagem
Infância
Educação infantil
Jogos pedagógicos
title_short Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
title_full Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
title_fullStr Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
title_full_unstemmed Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
title_sort Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil?
author Cunha, Danusa Santos da
author_facet Cunha, Danusa Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Danusa Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
contributor_str_mv Rodrigues, Maria Bernadette Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Aprendizagem
Infância
Educação infantil
Jogos pedagógicos
topic Brincadeira
Aprendizagem
Infância
Educação infantil
Jogos pedagógicos
description O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar sobre a importância das situações lúdicas e o papel do brincar no processo de aprendizagem. O trabalho está embasado, em especial, nos estudos de Adriana Friedmann, Janet R. Moyles, Vera Lúcia B. Santos e Leni V. Dornelles. Ao considerar que a criança não apenas se diverte, mas recria, interpreta e se relaciona com o mundo, entende-se que a situação lúdica é para ela um dos meios principais de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. A brincadeira é uma fonte de prazer no dia-adia dos pequenos, mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil. Foram utilizados questionários junto a professoras e pais e/ou responsáveis por alunos e realizadas observações da prática docente em escolas públicas e privadas da cidade Taquari/RS. As análises preliminares encaminham-se para a necessidade de professores e pais e/ou responsáveis [re] significarem o brincar ao refletirem sobre os espaços e tempos da ação lúdica no ambiente escolar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-16T04:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16102
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668642
url http://hdl.handle.net/10183/16102
identifier_str_mv 000668642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/1/000668642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/2/000668642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16102/3/000668642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4791337ecc9f1398470529a88b94e70c
47083e81235ae2dc4b358311f24a03dd
e5ccb4513ca66022ef11b37ae18b4b8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224385573421056