A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Tainá Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257872
Resumo: Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica.
id UFRGS-2_9f5a02c69bfe0c40f1032cf329b0db26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fragoso, Tainá AlmeidaPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:12Z20212469-052Xhttp://hdl.handle.net/10183/257872001162898Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica.In this work, we intend to present an application of problem solving activity (PR) that was implemented in a class of basic physics in higher education, using the Problem-Based Learning (PBL) methodology, whose main objective is to provide students with the opportunity to practice the use of the concepts learned in the course by solving contextualized problems. We will present and analyze the problems that have been developed for an implemented PR activity, showing the operational invariables that can be used as problem solving strategies and as an introduction to the scientific modeling process, based on didactic-scientific modeling.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279Resolução de problemasEnsino de físicaModelagem científicaProblem solvingPhysics teachingProblem-Based LearninScientific modelingA utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científicaThe use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162898.pdf.txt001162898.pdf.txtExtracted Texttext/plain41238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/2/001162898.pdf.txt665bc6b5b39d4455ff3fb292915b2df4MD52ORIGINAL001162898.pdfTexto completoapplication/pdf1422246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/1/001162898.pdf8eab8303a13d75250f32d9b34be41e19MD5110183/2578722023-06-03 03:37:09.473298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:37:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approach
title A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
spellingShingle A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
Fragoso, Tainá Almeida
Resolução de problemas
Ensino de física
Modelagem científica
Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learnin
Scientific modeling
title_short A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
title_full A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
title_fullStr A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
title_full_unstemmed A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
title_sort A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
author Fragoso, Tainá Almeida
author_facet Fragoso, Tainá Almeida
Pastorio, Dioni Paulo
author_role author
author2 Pastorio, Dioni Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Tainá Almeida
Pastorio, Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Ensino de física
Modelagem científica
topic Resolução de problemas
Ensino de física
Modelagem científica
Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learnin
Scientific modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learnin
Scientific modeling
description Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:27:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257872
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2469-052X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162898
identifier_str_mv 2469-052X
001162898
url http://hdl.handle.net/10183/257872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/2/001162898.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/1/001162898.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 665bc6b5b39d4455ff3fb292915b2df4
8eab8303a13d75250f32d9b34be41e19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087735562240