A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257872 |
Resumo: | Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica. |
id |
UFRGS-2_9f5a02c69bfe0c40f1032cf329b0db26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257872 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragoso, Tainá AlmeidaPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:12Z20212469-052Xhttp://hdl.handle.net/10183/257872001162898Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica.In this work, we intend to present an application of problem solving activity (PR) that was implemented in a class of basic physics in higher education, using the Problem-Based Learning (PBL) methodology, whose main objective is to provide students with the opportunity to practice the use of the concepts learned in the course by solving contextualized problems. We will present and analyze the problems that have been developed for an implemented PR activity, showing the operational invariables that can be used as problem solving strategies and as an introduction to the scientific modeling process, based on didactic-scientific modeling.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279Resolução de problemasEnsino de físicaModelagem científicaProblem solvingPhysics teachingProblem-Based LearninScientific modelingA utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científicaThe use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162898.pdf.txt001162898.pdf.txtExtracted Texttext/plain41238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/2/001162898.pdf.txt665bc6b5b39d4455ff3fb292915b2df4MD52ORIGINAL001162898.pdfTexto completoapplication/pdf1422246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/1/001162898.pdf8eab8303a13d75250f32d9b34be41e19MD5110183/2578722024-09-04 06:27:49.418783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approach |
title |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
spellingShingle |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica Fragoso, Tainá Almeida Resolução de problemas Ensino de física Modelagem científica Problem solving Physics teaching Problem-Based Learnin Scientific modeling |
title_short |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
title_full |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
title_fullStr |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
title_full_unstemmed |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
title_sort |
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica |
author |
Fragoso, Tainá Almeida |
author_facet |
Fragoso, Tainá Almeida Pastorio, Dioni Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Pastorio, Dioni Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fragoso, Tainá Almeida Pastorio, Dioni Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Ensino de física Modelagem científica |
topic |
Resolução de problemas Ensino de física Modelagem científica Problem solving Physics teaching Problem-Based Learnin Scientific modeling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Physics teaching Problem-Based Learnin Scientific modeling |
description |
Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:27:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257872 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2469-052X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162898 |
identifier_str_mv |
2469-052X 001162898 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/2/001162898.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257872/1/001162898.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
665bc6b5b39d4455ff3fb292915b2df4 8eab8303a13d75250f32d9b34be41e19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447827456720896 |