Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257845 |
Resumo: | Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica. |
id |
UFRGS-2_95a52485ff06ef7a87e67c95e8f6d3b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257845 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pastorio, Dioni PauloFragoso, Tainá Almeida2023-05-10T03:26:45Z20222250-6101http://hdl.handle.net/10183/257845001162889Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica.In this work we will present and analyze the problems that were developed for a Problem Solving (RP) activity implemented through the Problem-Based Learning methodology, seeking to identify aspects that allow the use of RP as an introduction to the scientific modeling process, from the theory of didactic-scientific modeling.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 34, no. 1 (enero-jun. 2022), p. 31-41Métodos de ensinoEnsino de físicaResolução de problemasProblem solvingPhysics teachingProblem-Based LearningScientific modelingInvestigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científicaScientific investigation in the classroom : an analysis of the problems presented in a didactic activity and the possibilities for a didactic-scientific approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162889.pdf.txt001162889.pdf.txtExtracted Texttext/plain54771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/2/001162889.pdf.txt9abc67049db3671e3412fc40f75af19aMD52ORIGINAL001162889.pdfTexto completoapplication/pdf366626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/1/001162889.pdf8489538e62e28298e3966b2bb1af92eeMD5110183/2578452023-06-03 03:36:33.669341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scientific investigation in the classroom : an analysis of the problems presented in a didactic activity and the possibilities for a didactic-scientific approach |
title |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
spellingShingle |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica Pastorio, Dioni Paulo Métodos de ensino Ensino de física Resolução de problemas Problem solving Physics teaching Problem-Based Learning Scientific modeling |
title_short |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
title_full |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
title_fullStr |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
title_full_unstemmed |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
title_sort |
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica |
author |
Pastorio, Dioni Paulo |
author_facet |
Pastorio, Dioni Paulo Fragoso, Tainá Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Fragoso, Tainá Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastorio, Dioni Paulo Fragoso, Tainá Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino Ensino de física Resolução de problemas |
topic |
Métodos de ensino Ensino de física Resolução de problemas Problem solving Physics teaching Problem-Based Learning Scientific modeling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Physics teaching Problem-Based Learning Scientific modeling |
description |
Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:26:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257845 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2250-6101 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162889 |
identifier_str_mv |
2250-6101 001162889 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 34, no. 1 (enero-jun. 2022), p. 31-41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/2/001162889.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/1/001162889.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9abc67049db3671e3412fc40f75af19a 8489538e62e28298e3966b2bb1af92ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225087692570625 |