Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fragoso, Tainá Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257845
Resumo: Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica.
id UFRGS-2_95a52485ff06ef7a87e67c95e8f6d3b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257845
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloFragoso, Tainá Almeida2023-05-10T03:26:45Z20222250-6101http://hdl.handle.net/10183/257845001162889Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica.In this work we will present and analyze the problems that were developed for a Problem Solving (RP) activity implemented through the Problem-Based Learning methodology, seeking to identify aspects that allow the use of RP as an introduction to the scientific modeling process, from the theory of didactic-scientific modeling.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 34, no. 1 (enero-jun. 2022), p. 31-41Métodos de ensinoEnsino de físicaResolução de problemasProblem solvingPhysics teachingProblem-Based LearningScientific modelingInvestigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científicaScientific investigation in the classroom : an analysis of the problems presented in a didactic activity and the possibilities for a didactic-scientific approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162889.pdf.txt001162889.pdf.txtExtracted Texttext/plain54771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/2/001162889.pdf.txt9abc67049db3671e3412fc40f75af19aMD52ORIGINAL001162889.pdfTexto completoapplication/pdf366626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/1/001162889.pdf8489538e62e28298e3966b2bb1af92eeMD5110183/2578452023-06-03 03:36:33.669341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific investigation in the classroom : an analysis of the problems presented in a didactic activity and the possibilities for a didactic-scientific approach
title Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
spellingShingle Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
Pastorio, Dioni Paulo
Métodos de ensino
Ensino de física
Resolução de problemas
Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learning
Scientific modeling
title_short Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
title_full Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
title_fullStr Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
title_full_unstemmed Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
title_sort Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Fragoso, Tainá Almeida
author_role author
author2 Fragoso, Tainá Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Fragoso, Tainá Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino
Ensino de física
Resolução de problemas
topic Métodos de ensino
Ensino de física
Resolução de problemas
Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learning
Scientific modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Physics teaching
Problem-Based Learning
Scientific modeling
description Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos que possibilitem a utilização da RP como introdução ao processo de modelagem científica, a partir da teoria da modelagem didático-científica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:26:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257845
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2250-6101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162889
identifier_str_mv 2250-6101
001162889
url http://hdl.handle.net/10183/257845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 34, no. 1 (enero-jun. 2022), p. 31-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/2/001162889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257845/1/001162889.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9abc67049db3671e3412fc40f75af19a
8489538e62e28298e3966b2bb1af92ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087692570625