Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegotto, Daniela Brun
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Becker, Fernando, Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104333
Resumo: Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
id UFRGS-2_9f8ff4792e200d108d3e2c32f8b3bc66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104333
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegotto, Daniela BrunBecker, FernandoMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2014-10-09T02:13:25Z20142177-7691http://hdl.handle.net/10183/104333000939432Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.This work is part of the investigative process for the preparation of the thesis report developed in the Post-Graduation Program in Computer Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. It aims to investigate the implicit elements to the planning of didactic organization of teaching practices developed in the Virtual Learning Environment MOODLE from the theoretical studies of Zabala (1998), Behar (2009), Carline and Tarcia (2010). In order to carry out the research, it was elected the Technical Professional Education Course of Middle Level in Computing – Formation of Teachers, distance mode of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves Campus, with the empirical objective of conducting a case study. The study enables to provide subsidy for the planning of the didactic organization, which occurs through the use of the written language, the teaching practices developed in the use of the Virtual Learning Environments.application/pdfporInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol . 5, n. 12 (2014), p. 208-223Prática docenteAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualTeaching practiceVirtual learning environmentTeaching organizationPráticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escritainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939432.pdf000939432.pdfTexto completoapplication/pdf411147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/1/000939432.pdfa617a869320bcd92c7ac0c1a5e8f3b3eMD51TEXT000939432.pdf.txt000939432.pdf.txtExtracted Texttext/plain38857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/2/000939432.pdf.txtf8717e19dc06f78ca78aee0fe992744dMD52THUMBNAIL000939432.pdf.jpg000939432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/3/000939432.pdf.jpgfb7a0e6d37c2be65a67c8b9d56441b19MD5310183/1043332020-06-05 03:47:47.621837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
title Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
spellingShingle Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
Menegotto, Daniela Brun
Prática docente
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Teaching practice
Virtual learning environment
Teaching organization
title_short Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
title_full Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
title_fullStr Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
title_full_unstemmed Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
title_sort Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
author Menegotto, Daniela Brun
author_facet Menegotto, Daniela Brun
Becker, Fernando
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author_role author
author2 Becker, Fernando
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegotto, Daniela Brun
Becker, Fernando
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
topic Prática docente
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Teaching practice
Virtual learning environment
Teaching organization
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching practice
Virtual learning environment
Teaching organization
description Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104333
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-7691
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939432
identifier_str_mv 2177-7691
000939432
url http://hdl.handle.net/10183/104333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol . 5, n. 12 (2014), p. 208-223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/1/000939432.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/2/000939432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/3/000939432.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a617a869320bcd92c7ac0c1a5e8f3b3e
f8717e19dc06f78ca78aee0fe992744d
fb7a0e6d37c2be65a67c8b9d56441b19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224852663697408