Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104333 |
Resumo: | Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_9f8ff4792e200d108d3e2c32f8b3bc66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104333 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegotto, Daniela BrunBecker, FernandoMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2014-10-09T02:13:25Z20142177-7691http://hdl.handle.net/10183/104333000939432Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.This work is part of the investigative process for the preparation of the thesis report developed in the Post-Graduation Program in Computer Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. It aims to investigate the implicit elements to the planning of didactic organization of teaching practices developed in the Virtual Learning Environment MOODLE from the theoretical studies of Zabala (1998), Behar (2009), Carline and Tarcia (2010). In order to carry out the research, it was elected the Technical Professional Education Course of Middle Level in Computing – Formation of Teachers, distance mode of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves Campus, with the empirical objective of conducting a case study. The study enables to provide subsidy for the planning of the didactic organization, which occurs through the use of the written language, the teaching practices developed in the use of the Virtual Learning Environments.application/pdfporInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol . 5, n. 12 (2014), p. 208-223Prática docenteAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualTeaching practiceVirtual learning environmentTeaching organizationPráticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escritainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939432.pdf000939432.pdfTexto completoapplication/pdf411147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/1/000939432.pdfa617a869320bcd92c7ac0c1a5e8f3b3eMD51TEXT000939432.pdf.txt000939432.pdf.txtExtracted Texttext/plain38857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/2/000939432.pdf.txtf8717e19dc06f78ca78aee0fe992744dMD52THUMBNAIL000939432.pdf.jpg000939432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/3/000939432.pdf.jpgfb7a0e6d37c2be65a67c8b9d56441b19MD5310183/1043332020-06-05 03:47:47.621837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
title |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
spellingShingle |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita Menegotto, Daniela Brun Prática docente Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Teaching practice Virtual learning environment Teaching organization |
title_short |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
title_full |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
title_fullStr |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
title_sort |
Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem : o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita |
author |
Menegotto, Daniela Brun |
author_facet |
Menegotto, Daniela Brun Becker, Fernando Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Fernando Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegotto, Daniela Brun Becker, Fernando Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual |
topic |
Prática docente Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Teaching practice Virtual learning environment Teaching organization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching practice Virtual learning environment Teaching organization |
description |
Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-09T02:13:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/104333 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-7691 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939432 |
identifier_str_mv |
2177-7691 000939432 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/104333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol . 5, n. 12 (2014), p. 208-223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/1/000939432.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/2/000939432.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104333/3/000939432.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a617a869320bcd92c7ac0c1a5e8f3b3e f8717e19dc06f78ca78aee0fe992744d fb7a0e6d37c2be65a67c8b9d56441b19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224852663697408 |