Miss Brasil BE Emotion: a beleza engajada para além da televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Vinícius Fanfa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181709
Resumo: O presente estudo tem como tema central o concurso Miss Brasil BE Emotion, cujos direitos foram adquiridos pela empresa Polishop, fazendo parte de um nicho de seu ramo de atuação, o mercado da beleza. A questão norteadora da pesquisa ateve-se a responder de que maneira o conceito de beleza é exposto à sociedade, o que acontece não só através do concurso, e sim por meio de estratégias e ações que inserem a marca em diversas ocasiões que, posteriormente, são compartilhadas com os seus consumidores na rede social Instagram, através dos perfis institucionais e pelo perfil pessoal da embaixadora da marca, Monalysa Alcântara, Miss Brasil BE Emotion 2017. A pesquisa teve como objetivo geral reconhecer as estratégias usadas pela marca e suas respectivas finalidades utilizando a Miss Brasil Be Emotion 2017 como divulgadora, e seus objetivos específicos estão baseados na análise da relação da identidade da marca com as estratégias, ações e discursos emitidos por ela, na exploração das formas que a marca se porta na rede social Instagram e na análise do posicionamento social e comercial das marcas proprietárias do concurso Miss Brasil BE Emotion, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. O trabalho iniciou com revisão bibliográfica referente ao conceito de beleza e suas respectivas variações no decorrer dos séculos, engajamento, assim como construção e gestão de marca (branding) desenvolvida pelas empresas, em especial a Polishop. Na sequência, contou com a análise de conteúdo das postagens presentes nos perfis do Instagram, da marca e da Miss. As postagens foram selecionadas no período compreendido entre agosto de 2017 e maio de 2018, em que Monalysa foi Miss Brasil e atuou como embaixadora da marca. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2011). A partir da análise de conteúdo das postagens, foi possível verificar que as ações realizadas posicionam a embaixadora em situações estratégicas que tendem a reforçar uma boa imagem de marca.
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