Miss Brasil BE Emotion: a beleza engajada para além da televisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181709 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema central o concurso Miss Brasil BE Emotion, cujos direitos foram adquiridos pela empresa Polishop, fazendo parte de um nicho de seu ramo de atuação, o mercado da beleza. A questão norteadora da pesquisa ateve-se a responder de que maneira o conceito de beleza é exposto à sociedade, o que acontece não só através do concurso, e sim por meio de estratégias e ações que inserem a marca em diversas ocasiões que, posteriormente, são compartilhadas com os seus consumidores na rede social Instagram, através dos perfis institucionais e pelo perfil pessoal da embaixadora da marca, Monalysa Alcântara, Miss Brasil BE Emotion 2017. A pesquisa teve como objetivo geral reconhecer as estratégias usadas pela marca e suas respectivas finalidades utilizando a Miss Brasil Be Emotion 2017 como divulgadora, e seus objetivos específicos estão baseados na análise da relação da identidade da marca com as estratégias, ações e discursos emitidos por ela, na exploração das formas que a marca se porta na rede social Instagram e na análise do posicionamento social e comercial das marcas proprietárias do concurso Miss Brasil BE Emotion, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. O trabalho iniciou com revisão bibliográfica referente ao conceito de beleza e suas respectivas variações no decorrer dos séculos, engajamento, assim como construção e gestão de marca (branding) desenvolvida pelas empresas, em especial a Polishop. Na sequência, contou com a análise de conteúdo das postagens presentes nos perfis do Instagram, da marca e da Miss. As postagens foram selecionadas no período compreendido entre agosto de 2017 e maio de 2018, em que Monalysa foi Miss Brasil e atuou como embaixadora da marca. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2011). A partir da análise de conteúdo das postagens, foi possível verificar que as ações realizadas posicionam a embaixadora em situações estratégicas que tendem a reforçar uma boa imagem de marca. |
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Azevedo, Vinícius Fanfa deCarvalho, Helenice2018-09-06T02:30:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/181709001074381O presente estudo tem como tema central o concurso Miss Brasil BE Emotion, cujos direitos foram adquiridos pela empresa Polishop, fazendo parte de um nicho de seu ramo de atuação, o mercado da beleza. A questão norteadora da pesquisa ateve-se a responder de que maneira o conceito de beleza é exposto à sociedade, o que acontece não só através do concurso, e sim por meio de estratégias e ações que inserem a marca em diversas ocasiões que, posteriormente, são compartilhadas com os seus consumidores na rede social Instagram, através dos perfis institucionais e pelo perfil pessoal da embaixadora da marca, Monalysa Alcântara, Miss Brasil BE Emotion 2017. A pesquisa teve como objetivo geral reconhecer as estratégias usadas pela marca e suas respectivas finalidades utilizando a Miss Brasil Be Emotion 2017 como divulgadora, e seus objetivos específicos estão baseados na análise da relação da identidade da marca com as estratégias, ações e discursos emitidos por ela, na exploração das formas que a marca se porta na rede social Instagram e na análise do posicionamento social e comercial das marcas proprietárias do concurso Miss Brasil BE Emotion, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. O trabalho iniciou com revisão bibliográfica referente ao conceito de beleza e suas respectivas variações no decorrer dos séculos, engajamento, assim como construção e gestão de marca (branding) desenvolvida pelas empresas, em especial a Polishop. Na sequência, contou com a análise de conteúdo das postagens presentes nos perfis do Instagram, da marca e da Miss. As postagens foram selecionadas no período compreendido entre agosto de 2017 e maio de 2018, em que Monalysa foi Miss Brasil e atuou como embaixadora da marca. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2011). A partir da análise de conteúdo das postagens, foi possível verificar que as ações realizadas posicionam a embaixadora em situações estratégicas que tendem a reforçar uma boa imagem de marca.application/pdfporIdentidade de marcaBeleza femininaMiss Brasil BE Emotion: a beleza engajada para além da televisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074381.pdfTexto completoapplication/pdf15071518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181709/1/001074381.pdf60d16386a6fe5378c5f808372af86c2cMD51TEXT001074381.pdf.txt001074381.pdf.txtExtracted Texttext/plain168595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181709/2/001074381.pdf.txt42ac3f07a40305fc8b0805f2da61fd5dMD52THUMBNAIL001074381.pdf.jpg001074381.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181709/3/001074381.pdf.jpgac95033695408ce46bee633bc37a132bMD5310183/1817092018-10-05 07:46:14.862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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