A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Sanguin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234897
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar como o fotógrafo Klaus Mitteldorf inclui, em seus trabalhos publicitários, sua expressividade artística somada aos valores da marca para as quais fotografa e que podem ser considerados anúncios com um diferencial estético em relação aos anúncios realizados por fotógrafos de menos renome e que deixam de lado sua expressão individual, em nome de resultados buscados pelos anunciantes. A escolha da obra de Mitteldorf como objeto de estudo da reflexão aqui apresentada, deu-se, portanto, por se perceber nela características daquilo que se convencionou chamar de fotografia-expressão, interesse desta pesquisa quando mesclada a fotografia publicitária. Para dar conta do proposto, faz-se primeiramente uma retomada histórica da fotografia publicitária, evidenciando as mudanças que ocorreram desde o seu surgimento e o quanto essas mudanças foram e ainda são influenciadas por movimentos culturais e artísticos da sociedade. Em seguida é feita uma caracterização da fotografia publicitária contemporânea, procurando evidenciar seus objetivos e questões principais que movem os anunciantes e agências responsáveis pelos anúncios. Em seguida, no terceiro capítulo, é feita a conceituação de “fotografia-expressão”, a partir da obra de André Rouillé (2009), evidenciando o uso dela na publicidade. O estudo de caso é feito no quarto capítulo, onde são analisadas, com base na semiótica, oito imagens publicitárias de autoria de Klaus Mitteldorf separadamente e depois são evidenciados os padrões encontrados na obra do fotógrafo.
id UFRGS-2_9f983e53f12b8e89e0352ec1199dfbe2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Bárbara SanguinGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2022-02-08T04:37:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/234897001136718Esse trabalho tem como objetivo analisar como o fotógrafo Klaus Mitteldorf inclui, em seus trabalhos publicitários, sua expressividade artística somada aos valores da marca para as quais fotografa e que podem ser considerados anúncios com um diferencial estético em relação aos anúncios realizados por fotógrafos de menos renome e que deixam de lado sua expressão individual, em nome de resultados buscados pelos anunciantes. A escolha da obra de Mitteldorf como objeto de estudo da reflexão aqui apresentada, deu-se, portanto, por se perceber nela características daquilo que se convencionou chamar de fotografia-expressão, interesse desta pesquisa quando mesclada a fotografia publicitária. Para dar conta do proposto, faz-se primeiramente uma retomada histórica da fotografia publicitária, evidenciando as mudanças que ocorreram desde o seu surgimento e o quanto essas mudanças foram e ainda são influenciadas por movimentos culturais e artísticos da sociedade. Em seguida é feita uma caracterização da fotografia publicitária contemporânea, procurando evidenciar seus objetivos e questões principais que movem os anunciantes e agências responsáveis pelos anúncios. Em seguida, no terceiro capítulo, é feita a conceituação de “fotografia-expressão”, a partir da obra de André Rouillé (2009), evidenciando o uso dela na publicidade. O estudo de caso é feito no quarto capítulo, onde são analisadas, com base na semiótica, oito imagens publicitárias de autoria de Klaus Mitteldorf separadamente e depois são evidenciados os padrões encontrados na obra do fotógrafo.This paper has the objective of analyzing how photographer Klaus Mitteldorf includes, in his advertising work, his artistic expressiveness added to the values of the brand for which he photographs, and which can be considered ads with an aesthetic differential in relation to ads made by less renowned photographers who leave aside their individual expression, in the name of results sought by advertisers. The choice of Mitteldorf's work as an object of study for the reflection presented here was, therefore, due to the perception of characteristics of what is conventionally called expression-photography, an interest of this research when mixed with advertising photography. To account for the proposal, firstly, a historical resumption of advertising photography is done, highlighting the changes that have occurred since its emergence and how much these changes were and still are influenced by cultural and artistic movements in society. Then, a characterization of contemporary advertising photography is done, seeking to highlight its objectives and main issues that move advertisers and agencies responsible for the advertisements. Then, in the third chapter, the conceptualization of expression-photography is done, based on the work of André Rouillé (2009), evidencing its use in advertising. The case study is carried out in the fourth chapter, where eight advertising images by Klaus Mitteldorf are analyzed separately, based on semiotics, and then the patterns found in the photographer's work are highlighted.application/pdfporFotografia publicitáriaAdvertising photographyPhotography-expressionA fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136718.pdf.txt001136718.pdf.txtExtracted Texttext/plain171452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234897/2/001136718.pdf.txt39cf118e2bb6f0d9fea63b20fd07dddcMD52ORIGINAL001136718.pdfTexto completoapplication/pdf1860744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234897/1/001136718.pdfac711f506243d559fe2a940089dc5a9fMD5110183/2348972022-02-22 05:14:17.470992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:14:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
title A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
spellingShingle A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
Silva, Bárbara Sanguin
Fotografia publicitária
Advertising photography
Photography-expression
title_short A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
title_full A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
title_fullStr A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
title_full_unstemmed A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
title_sort A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso
author Silva, Bárbara Sanguin
author_facet Silva, Bárbara Sanguin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Sanguin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
contributor_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia publicitária
topic Fotografia publicitária
Advertising photography
Photography-expression
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising photography
Photography-expression
description Esse trabalho tem como objetivo analisar como o fotógrafo Klaus Mitteldorf inclui, em seus trabalhos publicitários, sua expressividade artística somada aos valores da marca para as quais fotografa e que podem ser considerados anúncios com um diferencial estético em relação aos anúncios realizados por fotógrafos de menos renome e que deixam de lado sua expressão individual, em nome de resultados buscados pelos anunciantes. A escolha da obra de Mitteldorf como objeto de estudo da reflexão aqui apresentada, deu-se, portanto, por se perceber nela características daquilo que se convencionou chamar de fotografia-expressão, interesse desta pesquisa quando mesclada a fotografia publicitária. Para dar conta do proposto, faz-se primeiramente uma retomada histórica da fotografia publicitária, evidenciando as mudanças que ocorreram desde o seu surgimento e o quanto essas mudanças foram e ainda são influenciadas por movimentos culturais e artísticos da sociedade. Em seguida é feita uma caracterização da fotografia publicitária contemporânea, procurando evidenciar seus objetivos e questões principais que movem os anunciantes e agências responsáveis pelos anúncios. Em seguida, no terceiro capítulo, é feita a conceituação de “fotografia-expressão”, a partir da obra de André Rouillé (2009), evidenciando o uso dela na publicidade. O estudo de caso é feito no quarto capítulo, onde são analisadas, com base na semiótica, oito imagens publicitárias de autoria de Klaus Mitteldorf separadamente e depois são evidenciados os padrões encontrados na obra do fotógrafo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234897
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136718
url http://hdl.handle.net/10183/234897
identifier_str_mv 001136718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234897/2/001136718.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234897/1/001136718.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39cf118e2bb6f0d9fea63b20fd07dddc
ac711f506243d559fe2a940089dc5a9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224620670451712