Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183887 |
Resumo: | O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento. |
id |
UFRGS-2_a0000114fd0a57ab54b583770764c063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183887 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraro, Alceu Ravanello2018-10-23T02:41:21Z20180104-4036http://hdl.handle.net/10183/183887001070543O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento.The paper addresses the potentialities and limits of four theoretical perspectives that have been evident in K-12 schooling diagnoses: the school success-failure, the school inclusion-exclusion, the educational equality-inequality, and the educational right-debt. The critical examination of the international scientific production from the 1960s on the subject, especially in Brazil and France, suggests that: a) the antinomy failure-success leads to mistaken diagnoses of schooling for having, or inducing to an assumption that the student is fully responsible for his/her educational achievement; b) the use of the antinomy exclusion-inclusion requires a clear definition of in which sense these categories will be used and that the realization that the solution for the exclusion is not merely including, but rather not excluding; c) lastly, the most promising theoretical perspectives are those of educational equality-inequality and educational right-debt, the former for being the expression of the equality principle and the latter for having its foundation on this principle.Este artículo trata de las potencialidades y límites de cuatro perspectivas teóricas que están marcando presencia en diagnósticos de la escolarización básica: aquellas del suceso-fracaso escolar, de la inclusión-exclusión escolar, de la igualdad-desigualdad educacional y del derecho-deuda educacional. El examen crítico de la producción científica internacional a partir de los años 1960 sobre el tema, especialmente en Brasil y Francia, sugiere: a) que la antinomia fracaso-suceso lleva a diagnósticos equivocados de la escolarización, por tener o inducir a tener como presuposición que es del alumno o alumna toda la responsabilidad por su desempeño escolar; b) que el recurso a la antinomia exclusión-inclusión escolar requiere que se defina con clareza en qué sentido serán utilizadas estas categorías e que se tenga presente que la solución para la exclusión é dejar de excluir y no simplemente incluir; c) en fin, que las perspectivas teóricas más promisoras son las de la igualdad-desigualdad y del derecho-deuda educacional, la primera por ser expresión del principio de la igualdad y la segunda por tener en este principio su fundamento.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 26, n. 99 (abr./jun. 2018), p. 316-346Política educacionalEducação básicaEscolarizaçãoK-12 schoolingDiagnosesTheoretical perspectivesEducational policyEscolarización básicaDiagnósticosPerspectivas teóricasPolítica educacionalDiagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivasPrimary and secondary schooling (K-12) diagnoses: a confrontation of perspectivesDiagnósticos de la escolarización básica: una confrontación de perspectivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070543.pdfTexto completoapplication/pdf495178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/1/001070543.pdf948f1b5931381fc40f1203e88967feacMD51TEXT001070543.pdf.txt001070543.pdf.txtExtracted Texttext/plain82222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/2/001070543.pdf.txte24b536e391c5aa6299192586c4777c1MD52THUMBNAIL001070543.pdf.jpg001070543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/3/001070543.pdf.jpg69df4236fa5c5330992c192fc9c65be2MD5310183/1838872021-11-20 06:06:59.57943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:06:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Primary and secondary schooling (K-12) diagnoses: a confrontation of perspectives |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Diagnósticos de la escolarización básica: una confrontación de perspectivas |
title |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
spellingShingle |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas Ferraro, Alceu Ravanello Política educacional Educação básica Escolarização K-12 schooling Diagnoses Theoretical perspectives Educational policy Escolarización básica Diagnósticos Perspectivas teóricas Política educacional |
title_short |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
title_full |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
title_fullStr |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
title_full_unstemmed |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
title_sort |
Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas |
author |
Ferraro, Alceu Ravanello |
author_facet |
Ferraro, Alceu Ravanello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraro, Alceu Ravanello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Educação básica Escolarização |
topic |
Política educacional Educação básica Escolarização K-12 schooling Diagnoses Theoretical perspectives Educational policy Escolarización básica Diagnósticos Perspectivas teóricas Política educacional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
K-12 schooling Diagnoses Theoretical perspectives Educational policy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escolarización básica Diagnósticos Perspectivas teóricas Política educacional |
description |
O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-23T02:41:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183887 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001070543 |
identifier_str_mv |
0104-4036 001070543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 26, n. 99 (abr./jun. 2018), p. 316-346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/1/001070543.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/2/001070543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/3/001070543.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
948f1b5931381fc40f1203e88967feac e24b536e391c5aa6299192586c4777c1 69df4236fa5c5330992c192fc9c65be2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447671895228416 |