Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, Alceu Ravanello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183887
Resumo: O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento.
id UFRGS-2_a0000114fd0a57ab54b583770764c063
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraro, Alceu Ravanello2018-10-23T02:41:21Z20180104-4036http://hdl.handle.net/10183/183887001070543O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento.The paper addresses the potentialities and limits of four theoretical perspectives that have been evident in K-12 schooling diagnoses: the school success-failure, the school inclusion-exclusion, the educational equality-inequality, and the educational right-debt. The critical examination of the international scientific production from the 1960s on the subject, especially in Brazil and France, suggests that: a) the antinomy failure-success leads to mistaken diagnoses of schooling for having, or inducing to an assumption that the student is fully responsible for his/her educational achievement; b) the use of the antinomy exclusion-inclusion requires a clear definition of in which sense these categories will be used and that the realization that the solution for the exclusion is not merely including, but rather not excluding; c) lastly, the most promising theoretical perspectives are those of educational equality-inequality and educational right-debt, the former for being the expression of the equality principle and the latter for having its foundation on this principle.Este artículo trata de las potencialidades y límites de cuatro perspectivas teóricas que están marcando presencia en diagnósticos de la escolarización básica: aquellas del suceso-fracaso escolar, de la inclusión-exclusión escolar, de la igualdad-desigualdad educacional y del derecho-deuda educacional. El examen crítico de la producción científica internacional a partir de los años 1960 sobre el tema, especialmente en Brasil y Francia, sugiere: a) que la antinomia fracaso-suceso lleva a diagnósticos equivocados de la escolarización, por tener o inducir a tener como presuposición que es del alumno o alumna toda la responsabilidad por su desempeño escolar; b) que el recurso a la antinomia exclusión-inclusión escolar requiere que se defina con clareza en qué sentido serán utilizadas estas categorías e que se tenga presente que la solución para la exclusión é dejar de excluir y no simplemente incluir; c) en fin, que las perspectivas teóricas más promisoras son las de la igualdad-desigualdad y del derecho-deuda educacional, la primera por ser expresión del principio de la igualdad y la segunda por tener en este principio su fundamento.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 26, n. 99 (abr./jun. 2018), p. 316-346Política educacionalEducação básicaEscolarizaçãoK-12 schoolingDiagnosesTheoretical perspectivesEducational policyEscolarización básicaDiagnósticosPerspectivas teóricasPolítica educacionalDiagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivasPrimary and secondary schooling (K-12) diagnoses: a confrontation of perspectivesDiagnósticos de la escolarización básica: una confrontación de perspectivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070543.pdfTexto completoapplication/pdf495178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/1/001070543.pdf948f1b5931381fc40f1203e88967feacMD51TEXT001070543.pdf.txt001070543.pdf.txtExtracted Texttext/plain82222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/2/001070543.pdf.txte24b536e391c5aa6299192586c4777c1MD52THUMBNAIL001070543.pdf.jpg001070543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/3/001070543.pdf.jpg69df4236fa5c5330992c192fc9c65be2MD5310183/1838872021-11-20 06:06:59.57943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:06:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Primary and secondary schooling (K-12) diagnoses: a confrontation of perspectives
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Diagnósticos de la escolarización básica: una confrontación de perspectivas
title Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
spellingShingle Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
Ferraro, Alceu Ravanello
Política educacional
Educação básica
Escolarização
K-12 schooling
Diagnoses
Theoretical perspectives
Educational policy
Escolarización básica
Diagnósticos
Perspectivas teóricas
Política educacional
title_short Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
title_full Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
title_fullStr Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
title_full_unstemmed Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
title_sort Diagnósticos da escolarização básica : um confronto de perspectivas
author Ferraro, Alceu Ravanello
author_facet Ferraro, Alceu Ravanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraro, Alceu Ravanello
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Educação básica
Escolarização
topic Política educacional
Educação básica
Escolarização
K-12 schooling
Diagnoses
Theoretical perspectives
Educational policy
Escolarización básica
Diagnósticos
Perspectivas teóricas
Política educacional
dc.subject.eng.fl_str_mv K-12 schooling
Diagnoses
Theoretical perspectives
Educational policy
dc.subject.spa.fl_str_mv Escolarización básica
Diagnósticos
Perspectivas teóricas
Política educacional
description O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica: a do sucessofracasso escolar, a da inclusão-exclusão escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-dívida educacional. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnósticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusão-inclusão escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irão utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusão é deixar de excluir e não simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teóricas mais promissoras são as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional, a primeira por ser expressão do princípio da igualdade, e a segunda, por ter nesse princípio o seu fundamento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-23T02:41:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183887
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001070543
identifier_str_mv 0104-4036
001070543
url http://hdl.handle.net/10183/183887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 26, n. 99 (abr./jun. 2018), p. 316-346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/1/001070543.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/2/001070543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183887/3/001070543.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 948f1b5931381fc40f1203e88967feac
e24b536e391c5aa6299192586c4777c1
69df4236fa5c5330992c192fc9c65be2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224953731743744