Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229703 |
Resumo: | Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa. |
id |
UFRGS-2_a0405aa57f5138f7df185ce38c2e96d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229703 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Gislaine Rossetti MadureiraRibeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2021-09-10T04:28:01Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/229703001058464Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.This article presents the analysis of the networks formation that occurred in a distance course in the Virtual Learning Environment ROODA. Thus, students’ interactions were observed in order to promote to the teacher a reflection on their pedagogical practice in Distance Education. The methodology used was the case study. For data collection, we observed the changes in the Contacts and Forum functionalities, in addition to the graphs generated through the Social Map feature of the same environment. A total of 47 students participated in an extension course offered at Federal University of Rio Grande do Sul. The results indicate that the accomplishment of collaborative activities since course’s beginning has fundamental importance to obtain a better integration between the students and, as a consequence, a more participative group.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (jun. 2017), 10 f.Computador na educaçãoRedes sociaisAmbiente de aprendizagemSocial interactionRedes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa socialSocial networks in a virtual learning environment : an analysis from the social map toolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058464.pdf.txt001058464.pdf.txtExtracted Texttext/plain28000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/2/001058464.pdf.txtc2adff759adaee2268013ffbcecd9edfMD52ORIGINAL001058464.pdfTexto completoapplication/pdf879097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/1/001058464.pdfdd7848b2cdbd5a5fce09dfc765c5463cMD5110183/2297032021-09-19 04:32:28.383752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social networks in a virtual learning environment : an analysis from the social map tool |
title |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
spellingShingle |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Computador na educação Redes sociais Ambiente de aprendizagem Social interaction |
title_short |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
title_full |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
title_fullStr |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
title_full_unstemmed |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
title_sort |
Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social |
author |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira |
author_facet |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Redes sociais Ambiente de aprendizagem |
topic |
Computador na educação Redes sociais Ambiente de aprendizagem Social interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social interaction |
description |
Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T04:28:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229703 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058464 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001058464 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (jun. 2017), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/2/001058464.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/1/001058464.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2adff759adaee2268013ffbcecd9edf dd7848b2cdbd5a5fce09dfc765c5463c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225035962122240 |