Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229703
Resumo: Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.
id UFRGS-2_a0405aa57f5138f7df185ce38c2e96d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Gislaine Rossetti MadureiraRibeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2021-09-10T04:28:01Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/229703001058464Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.This article presents the analysis of the networks formation that occurred in a distance course in the Virtual Learning Environment ROODA. Thus, students’ interactions were observed in order to promote to the teacher a reflection on their pedagogical practice in Distance Education. The methodology used was the case study. For data collection, we observed the changes in the Contacts and Forum functionalities, in addition to the graphs generated through the Social Map feature of the same environment. A total of 47 students participated in an extension course offered at Federal University of Rio Grande do Sul. The results indicate that the accomplishment of collaborative activities since course’s beginning has fundamental importance to obtain a better integration between the students and, as a consequence, a more participative group.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (jun. 2017), 10 f.Computador na educaçãoRedes sociaisAmbiente de aprendizagemSocial interactionRedes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa socialSocial networks in a virtual learning environment : an analysis from the social map toolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058464.pdf.txt001058464.pdf.txtExtracted Texttext/plain28000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/2/001058464.pdf.txtc2adff759adaee2268013ffbcecd9edfMD52ORIGINAL001058464.pdfTexto completoapplication/pdf879097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/1/001058464.pdfdd7848b2cdbd5a5fce09dfc765c5463cMD5110183/2297032021-09-19 04:32:28.383752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social networks in a virtual learning environment : an analysis from the social map tool
title Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
spellingShingle Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Computador na educação
Redes sociais
Ambiente de aprendizagem
Social interaction
title_short Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
title_full Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
title_fullStr Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
title_full_unstemmed Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
title_sort Redes sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : uma análise a partir da ferramenta mapa social
author Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
author_facet Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Redes sociais
Ambiente de aprendizagem
topic Computador na educação
Redes sociais
Ambiente de aprendizagem
Social interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Social interaction
description Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T04:28:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229703
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058464
identifier_str_mv 1679-1916
001058464
url http://hdl.handle.net/10183/229703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (jun. 2017), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/2/001058464.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229703/1/001058464.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2adff759adaee2268013ffbcecd9edf
dd7848b2cdbd5a5fce09dfc765c5463c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225035962122240