Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134687 |
Resumo: | A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância. |
id |
URGS_76b542f52cf8bcf14ed306c83f43aa7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134687 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ferreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia Alejandra2016-04-01T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/134687000987760A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância.This dissertation deals with the development of groups and their interactions, from different training strategies in a virtual learning environment (VLE). For this, we sought to investigate the influence on the organization and trajectory of these students, while conducting group dynamics. The chosen mode of education was Distance Education (EAD), for detecting a challenge facing the difficulty of educators in applying collaborative tasks in their educational proposals. Thus, to achieve this purpose, it performed an extension course to follow interactions and development of groups through the features of AVA ROODA. The methodology used in the research was qualitative and quantitative with descriptive approach of a case study. For analysis of interaction data, the research was mainly with the information presented in functionality Forum, Contacts and Social AVA ROODA Map, as well as questionnaires and participant observation the researcher. To the study, it was possible to outline the development of the subjects when they are working with group dynamics in EAD. Thus, it was found that social interactions influence the behavior of individuals, especially in the relationship between the subjects and the environment they live. Furthermore, the results indicate that the use of training strategies enables efficiently performing group dynamics this embodiment the distance.application/pdfporAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemInteração socialEnsino a distânciaGrupoDistance educationGroups of trainingSocial interactionsInterações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de gruposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987760.pdf000987760.pdfTexto completoapplication/pdf3344048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/1/000987760.pdfce92fd9673d4da6338ce500cfaa3c2f0MD51TEXT000987760.pdf.txt000987760.pdf.txtExtracted Texttext/plain263092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/2/000987760.pdf.txtaec9d06b1457b176b3cc3f5d5a2390d1MD52THUMBNAIL000987760.pdf.jpg000987760.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/3/000987760.pdf.jpgd1bf577b5d6c27ee70c94735817608c4MD5310183/1346872021-12-06 05:42:32.774206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:42:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
title |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
spellingShingle |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Interação social Ensino a distância Grupo Distance education Groups of training Social interactions |
title_short |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
title_full |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
title_fullStr |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
title_full_unstemmed |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
title_sort |
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos |
author |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira |
author_facet |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Interação social Ensino a distância Grupo |
topic |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Interação social Ensino a distância Grupo Distance education Groups of training Social interactions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Groups of training Social interactions |
description |
A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência na organização e trajetória destes alunos, durante a realização de dinâmicas de grupo. A modalidade de ensino escolhida foi a Educação a Distância (EAD), por detectar um desafio, frente à dificuldade dos educadores em aplicar tarefas colaborativas em suas propostas pedagógicas. Desta forma, para atingir esse fim, foi realizado um curso de extensão para acompanhar as interações e o desenvolvimento dos grupos através das funcionalidades do AVA ROODA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa, com abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados de interação, a pesquisa contou, principalmente, com as informações apresentadas nas funcionalidades Fórum, Contatos e Mapa Social do AVA ROODA, como também com questionários e observação participante da pesquisadora. Com o estudo, conseguiu-se delinear o desenvolvimento dos sujeitos quando estão trabalhando com dinâmicas de grupo na EAD. Assim, verificou-se que as interações sociais influenciam nos comportamentos dos indivíduos, principalmente nas relações existentes entre os sujeitos e o meio em que convivem. Além disso, os resultados indicam que a utilização de estratégias de formação, viabiliza de forma eficiente a realização de dinâmicas de grupo nesta modalidade a distância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-01T02:05:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987760 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134687 |
identifier_str_mv |
000987760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/1/000987760.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/2/000987760.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134687/3/000987760.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce92fd9673d4da6338ce500cfaa3c2f0 aec9d06b1457b176b3cc3f5d5a2390d1 d1bf577b5d6c27ee70c94735817608c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085355522621440 |