Um estudo sobre o AVA positivo on : percepções de discentes e docentes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vecchietti, Émerson Antônio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197188
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola privada do município de Sapiranga, conveniada com o Sistema Positivo, o qual, desde o ano de 2017, conta com a plataforma “Positivo On”. Esta pesquisa teve início nas dúvidas que o pesquisador possuía, ao estudar o Moodle e trabalhar com o “Positivo On”, surgindo assim o problema: de que forma estes ambientes contribuem para o aprendizado dos alunos? Neste sentido, o objetivo desta pesquisa focou em aprofundar o estudo dos AVAs, em especial o “Positivo On”, sua importância nos dias atuais, bem como, da internet em sala de aula e seu emprego na educação em geral, destacando seus prós e contras. Como referências iniciais, têm-se Elvia (2007), que trata da importância da Internet e dos AVAs na educação e a interação, além disso, o que mais proporciona entre os participantes. Eliane Faria (2011), por sua vez trata da autoaprendizagem, lembrando, porém, que o aluno necessita ter mais disciplina com relação a seu tempo disponível para o estudo, bem como domínio das ferramentas, uma vez que a educação nos dias atuais está centrada no aluno e não mais no professor. O terceiro capítulo, demonstra algumas das principais ferramentas e suas funcionalidades. Já o quarto e último capítulo resgata a visão dos docentes sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, quanto a aceitação e desempenho pelos alunos, suas frustrações e anseios quanto aos novos métodos de ensino. Para os alunos os questionários buscaram verificar a aceitabilidade, suas visões sobre desempenho e a forma como acessam esta plataforma. Diante da problemática levantada, os resultados mostraram que os AVAs e a Internet são importantíssimos para a educação, mas não são eles que vão revolucionar a educação. Deve-se buscar a apropriação dos conhecimentos e das ferramentas para obter um melhor desempenho. A realização dessa pesquisa possibilitou fazer uma relação entre teoria e prática, e contribuiu para as vivências acadêmicas e profissionais do pesquisador, relacionadas ao ensino aprendizagem.
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Eliane Faria (2011), por sua vez trata da autoaprendizagem, lembrando, porém, que o aluno necessita ter mais disciplina com relação a seu tempo disponível para o estudo, bem como domínio das ferramentas, uma vez que a educação nos dias atuais está centrada no aluno e não mais no professor. O terceiro capítulo, demonstra algumas das principais ferramentas e suas funcionalidades. Já o quarto e último capítulo resgata a visão dos docentes sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, quanto a aceitação e desempenho pelos alunos, suas frustrações e anseios quanto aos novos métodos de ensino. Para os alunos os questionários buscaram verificar a aceitabilidade, suas visões sobre desempenho e a forma como acessam esta plataforma. Diante da problemática levantada, os resultados mostraram que os AVAs e a Internet são importantíssimos para a educação, mas não são eles que vão revolucionar a educação. Deve-se buscar a apropriação dos conhecimentos e das ferramentas para obter um melhor desempenho. A realização dessa pesquisa possibilitou fazer uma relação entre teoria e prática, e contribuiu para as vivências acadêmicas e profissionais do pesquisador, relacionadas ao ensino aprendizagem.The present work was developed in a private school of the municipality of Sapiranga, in agreement with the Positive System, which, since 2017, has the "Positivo On" platform. This research began with the doubts that the researcher possessed, when studying Moodle and working with the "Positive On", thus the problem arises: in what way do these environments contribute to the students' learning? In this sense, the objective of this research focused on deepening the study of AVAs, especially the "Positive On", its importance in the present day, as well as the internet in the classroom and its employment in education in general, highlighting its pros and against. As an initial reference, we have Elvia (2007), which deals with the importance of the internet and AVAs in education and interaction, in addition, which provides the most among participants. Eliane Faria (2011), on the other hand, deals with self-learning, remembering, however, that the student needs to have more discipline regarding his / her time available for the study, as well as mastery of the tools, since education in the present day is centered in the student and no longer in the teacher. The third chapter demonstrates some of the main tools and their features. The fourth and final chapter, however, reveals teachers 'views on the use of Information and Communication Technologies, regarding students' acceptance and performance, their frustrations and their longing for new teaching methods. For the students the questionnaires sought to verify the acceptability, their visions about performance and the way they access this platform. Faced with the problems raised, the results showed that AVAs and the internet are very important for education, but they are not going to revolutionize education. One should seek the appropriation of knowledge and tools for better performance. The realization of this research made possible a relationship between theory and practice, and contributed to the academic and professional experiences of the researcher related to teaching learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducaçãoAmbiente de aprendizagemEducationTecnology Information on ComunicationPositivo OnUm estudo sobre o AVA positivo on : percepções de discentes e docentes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097829.pdf.txt001097829.pdf.txtExtracted Texttext/plain86041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197188/2/001097829.pdf.txt4acf11f4287d9935618fab57a800ffe0MD52ORIGINAL001097829.pdfTexto completoapplication/pdf1108178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197188/1/001097829.pdfeaf21916adc763e7186b2708c26d1e2eMD5110183/1971882019-07-21 02:42:26.331925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-21T05:42:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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