Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133984 |
Resumo: | Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho. |
id |
UFRGS-2_a37100de121f846d42bc298ae499a3b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133984 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Elisangela Alchario daFranciscatto, Roberto2016-03-19T02:04:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/133984000979726Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.Nowadays experiences into a field of technology by students and for the school in the person of the teacher is not lost on time is necessary that they follow this evolution and make use of it, as it must be seen as a great ally, a tool more than helps in the construction of knowledge. Appropriating these resources the teacher can lead students to meaningful learning, setting aside traditional teaching practices changing the methodology, teaching innovative and updated classes within the context and reality in which we operate. Therefore, this work has the theme Technologies and Learning Teaching paradigm shifts, making it necessary for the teacher to dominate and combines the contents of technological means, seeking to update themselves to make use of many ways that will qualify the work room of class. This paper seeks to use the software audacity to build specific teaching practices in the discipline of Portuguese Language, in order to expand and enhance the learning process, allowing the development of autonomy, competence and especially the interaction. Several theoretical studies provided the basis for construction of this work including: Jean Piaget, José Manuel Moran and Paulo Freire well as readings and reflections about the subject. The results indicate the use of audacity software as a change of pedagogical practices described in this work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Software educacionalTecnologyEducationLearningAudacityTecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979726.pdf000979726.pdfTexto completoapplication/pdf937557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/1/000979726.pdf5d61341e28985488067a713de1188678MD51TEXT000979726.pdf.txt000979726.pdf.txtExtracted Texttext/plain76144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/2/000979726.pdf.txt64e74abe74cf4f0ca3644dd9a52eb87dMD52THUMBNAIL000979726.pdf.jpg000979726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/3/000979726.pdf.jpg2c84b9b1c30c47bb887b821eaac90fc8MD5310183/1339842018-10-29 07:44:39.991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
title |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem Silveira, Elisangela Alchario da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Software educacional Tecnology Education Learning Audacity |
title_short |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
title_full |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
title_sort |
Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem |
author |
Silveira, Elisangela Alchario da |
author_facet |
Silveira, Elisangela Alchario da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Elisangela Alchario da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franciscatto, Roberto |
contributor_str_mv |
Franciscatto, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Software educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Software educacional Tecnology Education Learning Audacity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tecnology Education Learning Audacity |
description |
Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133984 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979726 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133984 |
identifier_str_mv |
000979726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/1/000979726.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/2/000979726.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/3/000979726.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d61341e28985488067a713de1188678 64e74abe74cf4f0ca3644dd9a52eb87d 2c84b9b1c30c47bb887b821eaac90fc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164131737600 |