Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Elisangela Alchario da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133984
Resumo: Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.
id UFRGS-2_a37100de121f846d42bc298ae499a3b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Elisangela Alchario daFranciscatto, Roberto2016-03-19T02:04:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/133984000979726Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.Nowadays experiences into a field of technology by students and for the school in the person of the teacher is not lost on time is necessary that they follow this evolution and make use of it, as it must be seen as a great ally, a tool more than helps in the construction of knowledge. Appropriating these resources the teacher can lead students to meaningful learning, setting aside traditional teaching practices changing the methodology, teaching innovative and updated classes within the context and reality in which we operate. Therefore, this work has the theme Technologies and Learning Teaching paradigm shifts, making it necessary for the teacher to dominate and combines the contents of technological means, seeking to update themselves to make use of many ways that will qualify the work room of class. This paper seeks to use the software audacity to build specific teaching practices in the discipline of Portuguese Language, in order to expand and enhance the learning process, allowing the development of autonomy, competence and especially the interaction. Several theoretical studies provided the basis for construction of this work including: Jean Piaget, José Manuel Moran and Paulo Freire well as readings and reflections about the subject. The results indicate the use of audacity software as a change of pedagogical practices described in this work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Software educacionalTecnologyEducationLearningAudacityTecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979726.pdf000979726.pdfTexto completoapplication/pdf937557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/1/000979726.pdf5d61341e28985488067a713de1188678MD51TEXT000979726.pdf.txt000979726.pdf.txtExtracted Texttext/plain76144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/2/000979726.pdf.txt64e74abe74cf4f0ca3644dd9a52eb87dMD52THUMBNAIL000979726.pdf.jpg000979726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/3/000979726.pdf.jpg2c84b9b1c30c47bb887b821eaac90fc8MD5310183/1339842018-10-29 07:44:39.991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
title Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
spellingShingle Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
Silveira, Elisangela Alchario da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
Tecnology
Education
Learning
Audacity
title_short Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
title_full Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
title_fullStr Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
title_sort Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
author Silveira, Elisangela Alchario da
author_facet Silveira, Elisangela Alchario da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Elisangela Alchario da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franciscatto, Roberto
contributor_str_mv Franciscatto, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Software educacional
Tecnology
Education
Learning
Audacity
dc.subject.eng.fl_str_mv Tecnology
Education
Learning
Audacity
description Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979726
url http://hdl.handle.net/10183/133984
identifier_str_mv 000979726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/1/000979726.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/2/000979726.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133984/3/000979726.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d61341e28985488067a713de1188678
64e74abe74cf4f0ca3644dd9a52eb87d
2c84b9b1c30c47bb887b821eaac90fc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164131737600