A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170349 |
Resumo: | Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores. |
id |
UFRGS-2_a0529bfe7da707d50f65d5eeb0d10349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Luciano doGünther, Maria Cecília CamargoMolina Neto, Vicente2017-11-18T02:34:29Z20001414-9141http://hdl.handle.net/10183/170349000293483Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores.With the present study, we intend to develop some considerations regarding the motivations that it has been taking a significant number of teachers of physical education, that are already work in schools, looking for activities of permanent formation. We tried to analyze the existent relationship among the interest that leads the teachers to participate in these events and the constitution of the same ones. For so much, we took the National Encounter of Professionals of Physical Education, accomplished annually in Capão da Canoa, that counts with an expressive number of participants, among them a great number oF teachers of different school nets. The considerations here developed, give sequence to previous studies, that also had as theme the teachers' permanent formation, and, that they had as scenery the same event, trying to increase more elements for the discussion around the thematic o f teachers' formation.application/pdfporRevista Perfil. Porto Alegre. Vol. 4, n. 4 (2000), p. 42-49Educação física e treinamentoFormação de professoresA formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fpinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000293483.pdf000293483.pdfTexto completoapplication/pdf2227507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/1/000293483.pdf15ac180fc3fa665525515318f61dc25fMD51TEXT000293483.pdf.txt000293483.pdf.txtExtracted Texttext/plain39259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/2/000293483.pdf.txt2cdd847f836be7a403efc4eb505f02feMD5210183/1703492017-11-26 02:23:51.515857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170349Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2017-11-26T04:23:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
title |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
spellingShingle |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp Amaral, Luciano do Educação física e treinamento Formação de professores |
title_short |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
title_full |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
title_fullStr |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
title_full_unstemmed |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
title_sort |
A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp |
author |
Amaral, Luciano do |
author_facet |
Amaral, Luciano do Günther, Maria Cecília Camargo Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Günther, Maria Cecília Camargo Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Luciano do Günther, Maria Cecília Camargo Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Formação de professores |
topic |
Educação física e treinamento Formação de professores |
description |
Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-18T02:34:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170349 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-9141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000293483 |
identifier_str_mv |
1414-9141 000293483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 4, n. 4 (2000), p. 42-49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/1/000293483.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/2/000293483.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15ac180fc3fa665525515318f61dc25f 2cdd847f836be7a403efc4eb505f02fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725012873838592 |