A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Luciano do
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Günther, Maria Cecília Camargo, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170349
Resumo: Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores.
id UFRGS-2_a0529bfe7da707d50f65d5eeb0d10349
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Luciano doGünther, Maria Cecília CamargoMolina Neto, Vicente2017-11-18T02:34:29Z20001414-9141http://hdl.handle.net/10183/170349000293483Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores.With the present study, we intend to develop some considerations regarding the motivations that it has been taking a significant number of teachers of physical education, that are already work in schools, looking for activities of permanent formation. We tried to analyze the existent relationship among the interest that leads the teachers to participate in these events and the constitution of the same ones. For so much, we took the National Encounter of Professionals of Physical Education, accomplished annually in Capão da Canoa, that counts with an expressive number of participants, among them a great number oF teachers of different school nets. The considerations here developed, give sequence to previous studies, that also had as theme the teachers' permanent formation, and, that they had as scenery the same event, trying to increase more elements for the discussion around the thematic o f teachers' formation.application/pdfporRevista Perfil. Porto Alegre. Vol. 4, n. 4 (2000), p. 42-49Educação física e treinamentoFormação de professoresA formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fpinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000293483.pdf000293483.pdfTexto completoapplication/pdf2227507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/1/000293483.pdf15ac180fc3fa665525515318f61dc25fMD51TEXT000293483.pdf.txt000293483.pdf.txtExtracted Texttext/plain39259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/2/000293483.pdf.txt2cdd847f836be7a403efc4eb505f02feMD5210183/1703492017-11-26 02:23:51.515857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170349Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2017-11-26T04:23:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
title A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
spellingShingle A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
Amaral, Luciano do
Educação física e treinamento
Formação de professores
title_short A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
title_full A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
title_fullStr A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
title_full_unstemmed A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
title_sort A formação dos professores de educação física e os eventos de carga horária reduzida: um estudo a partir dos relatos de professores participantes de uma atividade de fp
author Amaral, Luciano do
author_facet Amaral, Luciano do
Günther, Maria Cecília Camargo
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Günther, Maria Cecília Camargo
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Luciano do
Günther, Maria Cecília Camargo
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Formação de professores
topic Educação física e treinamento
Formação de professores
description Com o presente estudo, nos propomos a desenvolver algumas considerações a respeito das motivações que tem levado um número significativo de professores d e educação física, já atuantes em escolas, a procurarem atividades de formação permanente. Procuramos analisar a relação existente entre o interesse que move os professores a participarem destes eventos e a constituição dos mesmos. Para tanto, tomamos o Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física, realizado anualmente em Capão da Canoa, que conta com um número expressivo de participantes, entre eles uma grande parcela de professores de diferentes redes escolares. As considerações aqui desenvolvidas, dão seqüência a estudos anteriores, que também tiveram como tema a formação permanente de professores, e, que tiveram como cenário o mesmo evento, procurando acrescentar mais elementos para a discussão em torno da temática de formação de professores.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-18T02:34:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170349
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-9141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000293483
identifier_str_mv 1414-9141
000293483
url http://hdl.handle.net/10183/170349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 4, n. 4 (2000), p. 42-49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/1/000293483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170349/2/000293483.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15ac180fc3fa665525515318f61dc25f
2cdd847f836be7a403efc4eb505f02fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725012873838592