Revisão sistemática da literatura : metodologias ativas de ensino-aprendizagem e sua utilização nos cursos de design, engenharia e arquitetura
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212659 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar como estão sendo aplicadas as metodologias ativas de ensino-aprendizagem (ma) em nível de graduação nas áreas que envolvem a leitura e compreensão de projeto. Estruturado em uma Revisão Sistemática da Literatura (rsl), com o intuito de reunir e classificar pesquisas que tratam do uso destas ferramentas nos cursos de Design, Engenharia e Arquitetura, levou em consideração a tipificação e descrição da ma aplicada, o relato do desenvolvimento de competências e habilidades adquiridas e avaliação da satisfação dos alunos. Nos trabalhos selecionados destacam-se 8 tipos de ma: aprendizagem baseada em projetos e em problemas (Project e Problem Based Learning), trabalho em equipe ou aprendizagem por equipes (teamwork ou team based learning), aprendizagem cooperativa ou colaborativa (cooperative learning), sala de aula invertida (flipped classroom) e aprendizagem baseada em jogos (game based learning). Grande parte dos artigos apresentam metodologias híbridas como estratégias de ensino, proporcionando maior motivação do estudante, diminuição das desistências, aumento do rendimento e aprovações, além de oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além das relacionadas diretamente aos conteúdos estudados. Os estudos salientam que a aplicação de ma é um desafio para o ensino universitário, pois requer capacitação específica e uma maior dedicação do professor e do estudante, mas também mostram que há uma tendência mundial de seu uso, buscando contribuir nas discussões sobre inovação no ensino superior, interessando toda a sociedade e impactando o futuro de todos. |
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