Educação matemática Queer : vislumbrando diferentes perspectivas da binaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Matheus Centa de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosa, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272309
Resumo: Este artigo investiga como ocorre a constituição do conhecimento matemático, por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e concepções de gêneros. Para isso, foi desenvolvida uma prática pedagógica com estudantes de um 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Porto Alegre. Essa prática objetivou conscientizar as/es/os estudantes sobre as diversas possibilidades de identidades de gêneros (no plural), de forma que essa conscientização viesse fundamentada também pela matemática. Nosso movimento educacional e político se coaduna à existência, (re)existência e resistência da população LGBTQIA+, de forma a discutir a binaridade por meio de bases numéricas. Assim, os resultados encontrados apontam para compreensões do binário em diferentes perspectivas, sendo estas provenientes da biologia, da própria matemática e de um posicionamento de estranhamento ( queer ). Isso, a nosso ver, traduz uma diferente postura no próprio ensino de matemática, que venha a se preocupar com questões sociais, dando suporte conceitual ao entendimento dessas questões, assim como, seja alicerçada de sentido quando a matemática é entendida por meio dessas mesmas questões.
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