Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heller, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jacobi, Greison, Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234216
Resumo: Sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns estudos elevem as notícias falsas como o problema central, neste trabalho procuramos demonstrar que o fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta é compreender o fenômeno da desinformação como um todo, caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando seus variados tipos e níveis. O presente estudo também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área de ciência da informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura construída a partir da análise de 118 documentos recuperados em bases de dados da área de CI, utilizando o horizonte introduzido por três autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) e Wardle (2016; 2017; 2019). Os resultados apontam que a ciência da informação dispõe de ferramentas teórico-metodológicas para fazer frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.
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spelling Heller, BrunaJacobi, GreisonBorges, Jussara2022-01-19T04:37:04Z20200100-1965http://hdl.handle.net/10183/234216001135967Sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns estudos elevem as notícias falsas como o problema central, neste trabalho procuramos demonstrar que o fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta é compreender o fenômeno da desinformação como um todo, caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando seus variados tipos e níveis. O presente estudo também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área de ciência da informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura construída a partir da análise de 118 documentos recuperados em bases de dados da área de CI, utilizando o horizonte introduzido por três autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) e Wardle (2016; 2017; 2019). Os resultados apontam que a ciência da informação dispõe de ferramentas teórico-metodológicas para fazer frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.Society has been impacted by the most obvious face of disinformation: fake news. Although some studies raise false news as the central problem, in this paper we try to demonstrate that the phenomenon is broader. Thus, the proposal here is to understand the phenomenon of disinformation as a whole, characterizing it, contextualizing it and exemplifying its various types and levels. The present study also highlights the informational perspective of the phenomenon and, therefore, the relevance of the theme for the area of Information Science (IC). From the methodological point of view, it is a literature rewiew built from the analysis of 118 documents retrieved from databases in the IC area, using the innovative horizon introduced by three authors: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) and Wardle (2016; 2017; 2019). The results show that Information Science has theoretical and methodological tools to de face disinformation, such as the promotion of infocommunication competencesLa sociedad se ha visto afectada por la cara más obvia de la desinformación: las fake news. Aunque algunos estudios plantean las noticias falsas como el problema central, este este trabajo intentamos demostrar que el fenómeno es más amplio. Así, la propuesta aquí es comprender el fenómeno de la desinformación en su conjunto, caracterizándolo, contextualizándolo y ejemplificando sus diversos tipos y niveles. El presente estudio también destaca la perspectiva informativa del fenómeno y, por tanto, la relevancia del tema para el área de ciencias de la información (CI). Desde el punto de vista metodológico, se trata de una revisión de la literatura construida a partir del análisis de 118 documentos recuperados de bases de datos en el área de CI, utilizando el horizonte innovador introducido por tres autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) y Wardle (2016; 2017; 2019). Los resultados muestran que la ciencia de la información cuenta con herramientas teóricas y metodológicas para enfrentar la desinformación, como la promoción de competencias infocomunicacionales.application/pdfporCiência da Informação. Brasília (DF). Vol. 49, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 189-204Competência informacionalDesinformaçãoDisinformationInfocommunication competencesInformation ScienceDesinformaciónCompetencias infocomunicacionalesCiencias de la informaciónPor uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da Ciência da InformaçãoFor an understanding of disinformation from the perspective of Information Science Para una comprensión de la desinformación desde la perspectiva de la Ciencia de Información info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135967.pdf.txt001135967.pdf.txtExtracted Texttext/plain65875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234216/2/001135967.pdf.txt8600c3c58fb329847e24a8a99b7d2a06MD52ORIGINAL001135967.pdfTexto completoapplication/pdf361026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234216/1/001135967.pdf1e386a3290b0fdf52e91ea4779761854MD5110183/2342162022-02-22 05:02:36.11717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234216Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-02-22T08:02:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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