Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobi, Greison
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234249
Resumo: A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.
id UFRGS-2_b500304510f5b5504328c8f55557e408
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234249
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacobi, GreisonBorges, Jussara2022-01-19T04:37:38Z20211983-5213http://hdl.handle.net/10183/234249001135958A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.The research addresses the topic of infocommunicational competences of adolescents and young people on social media. It brings the concepts of information sources, social media and competences, going through the competences in information and communication until converging in the infocommunicational competences. It addresses the subject of fake news and its most recent evolution, the deepfakes. Quantitative research is used to determine whether and how adolescents and young people validate information obtained through social media. Among the objectives of the study, the following stand out: to identify the use of social media as a source of information by adolescents and young people and why they use them; and describe the information evaluation process on social media in the light of the criteria proposed by the IFLA.It is concluded that, although not satisfactorily, adolescents and young people validate the information obtained through social media, showing the need for infocommunicational competences in the training of these users.La investigación aborda el tema de las competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes enlas redes sociales. Aporta los conceptos de fuentes de información, redes sociales y competencias en información y comunicación, convergiendo en competenciasinfocomunicacionales. Aborda el tema de las fake news y su evolución actual, deepfakes. La investigación cuantitativa se utiliza para determinar si y cómo los adolescentes y jóvenes validan la información obtenida a través de las redes sociales. Los objetivos del estudio son: identificar el uso de las redes sociales como fuente de información por parte de adolescentes y jóvenes y por qué las utilizan; y describir el proceso de evaluación de la información en las redes sociales a la luz de los criterios propuestos por la IFLA. Se concluye que los adolescentes y jóvenes se preocupan por validar la información obtenida a través de las redes sociales; pero demuestran dudas en la aplicación de los criterios de evaluación, destacando el espacio y la necesidad de competencias infocomunicacionales en la formación de esta audiencia.application/pdfporRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2021), p. 722-741Competência informacionalFake newsMídias sociaisInfocommunication competenceCompetence in informationEvaluation of informationSocial mediaCompetencias infocomunicacionalesCompetencia en informaciónEvaluación de la informaciónRedes socialesCompetências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociaisInfocommunication competences of adolescents and young social media users Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135958.pdf.txt001135958.pdf.txtExtracted Texttext/plain53813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/2/001135958.pdf.txtadc3e40d33fb7e85b03bb8199ad0925bMD52ORIGINAL001135958.pdfTexto completoapplication/pdf431361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/1/001135958.pdfb3c173115c75c7e1b79808afa3619bb4MD5110183/2342492022-02-22 05:14:43.393519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:14:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Infocommunication competences of adolescents and young social media users
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales
title Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
spellingShingle Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
Jacobi, Greison
Competência informacional
Fake news
Mídias sociais
Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
Competencias infocomunicacionales
Competencia en información
Evaluación de la información
Redes sociales
title_short Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
title_full Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
title_fullStr Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
title_full_unstemmed Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
title_sort Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
author Jacobi, Greison
author_facet Jacobi, Greison
Borges, Jussara
author_role author
author2 Borges, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobi, Greison
Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Fake news
Mídias sociais
topic Competência informacional
Fake news
Mídias sociais
Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
Competencias infocomunicacionales
Competencia en información
Evaluación de la información
Redes sociales
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
dc.subject.spa.fl_str_mv Competencias infocomunicacionales
Competencia en información
Evaluación de la información
Redes sociales
description A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:37:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234249
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-5213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135958
identifier_str_mv 1983-5213
001135958
url http://hdl.handle.net/10183/234249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2021), p. 722-741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/2/001135958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/1/001135958.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv adc3e40d33fb7e85b03bb8199ad0925b
b3c173115c75c7e1b79808afa3619bb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225049077710848