Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234249 |
Resumo: | A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público. |
id |
UFRGS-2_b500304510f5b5504328c8f55557e408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234249 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacobi, GreisonBorges, Jussara2022-01-19T04:37:38Z20211983-5213http://hdl.handle.net/10183/234249001135958A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.The research addresses the topic of infocommunicational competences of adolescents and young people on social media. It brings the concepts of information sources, social media and competences, going through the competences in information and communication until converging in the infocommunicational competences. It addresses the subject of fake news and its most recent evolution, the deepfakes. Quantitative research is used to determine whether and how adolescents and young people validate information obtained through social media. Among the objectives of the study, the following stand out: to identify the use of social media as a source of information by adolescents and young people and why they use them; and describe the information evaluation process on social media in the light of the criteria proposed by the IFLA.It is concluded that, although not satisfactorily, adolescents and young people validate the information obtained through social media, showing the need for infocommunicational competences in the training of these users.La investigación aborda el tema de las competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes enlas redes sociales. Aporta los conceptos de fuentes de información, redes sociales y competencias en información y comunicación, convergiendo en competenciasinfocomunicacionales. Aborda el tema de las fake news y su evolución actual, deepfakes. La investigación cuantitativa se utiliza para determinar si y cómo los adolescentes y jóvenes validan la información obtenida a través de las redes sociales. Los objetivos del estudio son: identificar el uso de las redes sociales como fuente de información por parte de adolescentes y jóvenes y por qué las utilizan; y describir el proceso de evaluación de la información en las redes sociales a la luz de los criterios propuestos por la IFLA. Se concluye que los adolescentes y jóvenes se preocupan por validar la información obtenida a través de las redes sociales; pero demuestran dudas en la aplicación de los criterios de evaluación, destacando el espacio y la necesidad de competencias infocomunicacionales en la formación de esta audiencia.application/pdfporRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2021), p. 722-741Competência informacionalFake newsMídias sociaisInfocommunication competenceCompetence in informationEvaluation of informationSocial mediaCompetencias infocomunicacionalesCompetencia en informaciónEvaluación de la informaciónRedes socialesCompetências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociaisInfocommunication competences of adolescents and young social media users Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135958.pdf.txt001135958.pdf.txtExtracted Texttext/plain53813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/2/001135958.pdf.txtadc3e40d33fb7e85b03bb8199ad0925bMD52ORIGINAL001135958.pdfTexto completoapplication/pdf431361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/1/001135958.pdfb3c173115c75c7e1b79808afa3619bb4MD5110183/2342492022-02-22 05:14:43.393519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:14:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Infocommunication competences of adolescents and young social media users |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales |
title |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
spellingShingle |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais Jacobi, Greison Competência informacional Fake news Mídias sociais Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media Competencias infocomunicacionales Competencia en información Evaluación de la información Redes sociales |
title_short |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
title_full |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
title_fullStr |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
title_full_unstemmed |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
title_sort |
Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais |
author |
Jacobi, Greison |
author_facet |
Jacobi, Greison Borges, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobi, Greison Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Fake news Mídias sociais |
topic |
Competência informacional Fake news Mídias sociais Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media Competencias infocomunicacionales Competencia en información Evaluación de la información Redes sociales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Competencias infocomunicacionales Competencia en información Evaluación de la información Redes sociales |
description |
A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:37:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234249 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-5213 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135958 |
identifier_str_mv |
1983-5213 001135958 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2021), p. 722-741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/2/001135958.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234249/1/001135958.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adc3e40d33fb7e85b03bb8199ad0925b b3c173115c75c7e1b79808afa3619bb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225049077710848 |