Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Cláudio Roberto do
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kipper, Liane Mahlmann, Ferrão, Marco Flôres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85286
Resumo: O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria.
id UFRGS-2_a0ade1ea7dac356c51a227dc2e90f8c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85286
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosário, Cláudio Roberto doKipper, Liane MahlmannFerrão, Marco Flôres2014-01-04T01:52:06Z20121415-6229http://hdl.handle.net/10183/85286000858986O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria.The purpose of this research is to improve the practice on customer satisfaction analysis The article presents an analysis model to analyze the answers of a customer satisfaction evaluation in a systematic way with the aid of multivariate statistical techniques, specifically, exploratory analysis with PCA – Partial Components Analysis with HCA - Hierarchical Cluster Analysis. It was tried to evaluate the applicability of the model to be used by the issue company as a tool to assist itself on identifying the value chain perceived by the customer when applied the questionnaire of customer satisfaction. It was found with the assistance of multivariate statistical analysis that it was observed similar behavior among customers. It also allowed the company to conduct reviews on questions of the questionnaires, using analysis of the degree of correlation between the questions that was not a company’s practice before this research.application/pdfporTecno-lógica. Santa Cruz do Sul. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 30-39Análise multivariadaCadeia de valorProcessos industriaisCliente : SatisfaçãoInnovationValue chainProcessHCAPCAAnalysis of customer satisfactionModelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicasModel application multivariate analysis of statistical techniques PCA and HCA assessment questionnaire on customer satisfaction : case study in a metallurgical Company of metal containersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858986.pdf000858986.pdfTexto completoapplication/pdf306783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/1/000858986.pdf2349ab7034bae85037d89fa1b7173df1MD51TEXT000858986.pdf.txt000858986.pdf.txtExtracted Texttext/plain31959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/2/000858986.pdf.txt1e88a1a13adb76b62d611f68abb99470MD52THUMBNAIL000858986.pdf.jpg000858986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/3/000858986.pdf.jpg889e53ca696e672c3e376934c974b5eaMD5310183/852862018-10-18 07:39:16.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Model application multivariate analysis of statistical techniques PCA and HCA assessment questionnaire on customer satisfaction : case study in a metallurgical Company of metal containers
title Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
spellingShingle Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
Rosário, Cláudio Roberto do
Análise multivariada
Cadeia de valor
Processos industriais
Cliente : Satisfação
Innovation
Value chain
Process
HCA
PCA
Analysis of customer satisfaction
title_short Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
title_full Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
title_fullStr Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
title_full_unstemmed Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
title_sort Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
author Rosário, Cláudio Roberto do
author_facet Rosário, Cláudio Roberto do
Kipper, Liane Mahlmann
Ferrão, Marco Flôres
author_role author
author2 Kipper, Liane Mahlmann
Ferrão, Marco Flôres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Cláudio Roberto do
Kipper, Liane Mahlmann
Ferrão, Marco Flôres
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Cadeia de valor
Processos industriais
Cliente : Satisfação
topic Análise multivariada
Cadeia de valor
Processos industriais
Cliente : Satisfação
Innovation
Value chain
Process
HCA
PCA
Analysis of customer satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
Value chain
Process
HCA
PCA
Analysis of customer satisfaction
description O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-04T01:52:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85286
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858986
identifier_str_mv 1415-6229
000858986
url http://hdl.handle.net/10183/85286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tecno-lógica. Santa Cruz do Sul. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 30-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/1/000858986.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/2/000858986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/3/000858986.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2349ab7034bae85037d89fa1b7173df1
1e88a1a13adb76b62d611f68abb99470
889e53ca696e672c3e376934c974b5ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224817174642688