Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85286 |
Resumo: | O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria. |
id |
UFRGS-2_a0ade1ea7dac356c51a227dc2e90f8c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85286 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosário, Cláudio Roberto doKipper, Liane MahlmannFerrão, Marco Flôres2014-01-04T01:52:06Z20121415-6229http://hdl.handle.net/10183/85286000858986O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria.The purpose of this research is to improve the practice on customer satisfaction analysis The article presents an analysis model to analyze the answers of a customer satisfaction evaluation in a systematic way with the aid of multivariate statistical techniques, specifically, exploratory analysis with PCA – Partial Components Analysis with HCA - Hierarchical Cluster Analysis. It was tried to evaluate the applicability of the model to be used by the issue company as a tool to assist itself on identifying the value chain perceived by the customer when applied the questionnaire of customer satisfaction. It was found with the assistance of multivariate statistical analysis that it was observed similar behavior among customers. It also allowed the company to conduct reviews on questions of the questionnaires, using analysis of the degree of correlation between the questions that was not a company’s practice before this research.application/pdfporTecno-lógica. Santa Cruz do Sul. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 30-39Análise multivariadaCadeia de valorProcessos industriaisCliente : SatisfaçãoInnovationValue chainProcessHCAPCAAnalysis of customer satisfactionModelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicasModel application multivariate analysis of statistical techniques PCA and HCA assessment questionnaire on customer satisfaction : case study in a metallurgical Company of metal containersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858986.pdf000858986.pdfTexto completoapplication/pdf306783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/1/000858986.pdf2349ab7034bae85037d89fa1b7173df1MD51TEXT000858986.pdf.txt000858986.pdf.txtExtracted Texttext/plain31959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/2/000858986.pdf.txt1e88a1a13adb76b62d611f68abb99470MD52THUMBNAIL000858986.pdf.jpg000858986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/3/000858986.pdf.jpg889e53ca696e672c3e376934c974b5eaMD5310183/852862018-10-18 07:39:16.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Model application multivariate analysis of statistical techniques PCA and HCA assessment questionnaire on customer satisfaction : case study in a metallurgical Company of metal containers |
title |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
spellingShingle |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas Rosário, Cláudio Roberto do Análise multivariada Cadeia de valor Processos industriais Cliente : Satisfação Innovation Value chain Process HCA PCA Analysis of customer satisfaction |
title_short |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
title_full |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
title_fullStr |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
title_full_unstemmed |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
title_sort |
Modelo para aplicação de análise multivariada através de técnicas estatísticas PCA e HCAsobre questionário de avaliação da satisfação de clientes : estudo de caso em uma empresa metalúgica de embalagens metálicas |
author |
Rosário, Cláudio Roberto do |
author_facet |
Rosário, Cláudio Roberto do Kipper, Liane Mahlmann Ferrão, Marco Flôres |
author_role |
author |
author2 |
Kipper, Liane Mahlmann Ferrão, Marco Flôres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Cláudio Roberto do Kipper, Liane Mahlmann Ferrão, Marco Flôres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise multivariada Cadeia de valor Processos industriais Cliente : Satisfação |
topic |
Análise multivariada Cadeia de valor Processos industriais Cliente : Satisfação Innovation Value chain Process HCA PCA Analysis of customer satisfaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Innovation Value chain Process HCA PCA Analysis of customer satisfaction |
description |
O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-04T01:52:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85286 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6229 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000858986 |
identifier_str_mv |
1415-6229 000858986 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tecno-lógica. Santa Cruz do Sul. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 30-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/1/000858986.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/2/000858986.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85286/3/000858986.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2349ab7034bae85037d89fa1b7173df1 1e88a1a13adb76b62d611f68abb99470 889e53ca696e672c3e376934c974b5ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224817174642688 |