Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31610 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado. |
id |
UFRGS-2_a0c91c5ec9d2c84952d052c790431515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31610 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assumpção, Sérgio DiasNotare, Márcia Rodrigues2011-09-03T06:01:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/31610000783232Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado.This study analyzes the geometry of this intuitive knowledge into students at different educational levels. In this view, constitute a heterogeneous group in school but chronologically homogeneous. Through the proposed activities and observations, I developed the basic concepts of plane geometry, with attention focused on the study of quadrilaterals. During the process the students were compared to the Van Hiele levels, seeking to ascertain whether the different stages of learning differ between the groups. The activities were motivated around the construction of a sports court, taking the knowledge from the classroom to a practical context of learning.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaGeometryRulerCompassQuadsVan HieleGeometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783232.pdf000783232.pdfTexto completoapplication/pdf2060024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/1/000783232.pdfab682f78b21159905389a9cae76e3b9cMD51TEXT000783232.pdf.txt000783232.pdf.txtExtracted Texttext/plain48556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/2/000783232.pdf.txt846f7c72a6d6e959a6d89fbba0ec72f1MD52THUMBNAIL000783232.pdf.jpg000783232.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/3/000783232.pdf.jpg3431389241368a79c9d5072c17fdba64MD5310183/316102018-10-22 09:14:53.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
title |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
spellingShingle |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva Assumpção, Sérgio Dias Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Geometry Ruler Compass Quads Van Hiele |
title_short |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
title_full |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
title_fullStr |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
title_full_unstemmed |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
title_sort |
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva |
author |
Assumpção, Sérgio Dias |
author_facet |
Assumpção, Sérgio Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Sérgio Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Geometry Ruler Compass Quads Van Hiele |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometry Ruler Compass Quads Van Hiele |
description |
Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31610 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783232 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31610 |
identifier_str_mv |
000783232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/1/000783232.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/2/000783232.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/3/000783232.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab682f78b21159905389a9cae76e3b9c 846f7c72a6d6e959a6d89fbba0ec72f1 3431389241368a79c9d5072c17fdba64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062470197248 |