Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Sérgio Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31610
Resumo: Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado.
id UFRGS-2_a0c91c5ec9d2c84952d052c790431515
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assumpção, Sérgio DiasNotare, Márcia Rodrigues2011-09-03T06:01:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/31610000783232Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado.This study analyzes the geometry of this intuitive knowledge into students at different educational levels. In this view, constitute a heterogeneous group in school but chronologically homogeneous. Through the proposed activities and observations, I developed the basic concepts of plane geometry, with attention focused on the study of quadrilaterals. During the process the students were compared to the Van Hiele levels, seeking to ascertain whether the different stages of learning differ between the groups. The activities were motivated around the construction of a sports court, taking the knowledge from the classroom to a practical context of learning.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaGeometryRulerCompassQuadsVan HieleGeometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783232.pdf000783232.pdfTexto completoapplication/pdf2060024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/1/000783232.pdfab682f78b21159905389a9cae76e3b9cMD51TEXT000783232.pdf.txt000783232.pdf.txtExtracted Texttext/plain48556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/2/000783232.pdf.txt846f7c72a6d6e959a6d89fbba0ec72f1MD52THUMBNAIL000783232.pdf.jpg000783232.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/3/000783232.pdf.jpg3431389241368a79c9d5072c17fdba64MD5310183/316102018-10-22 09:14:53.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
title Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
spellingShingle Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
Assumpção, Sérgio Dias
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Geometry
Ruler
Compass
Quads
Van Hiele
title_short Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
title_full Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
title_fullStr Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
title_full_unstemmed Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
title_sort Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
author Assumpção, Sérgio Dias
author_facet Assumpção, Sérgio Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Sérgio Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Geometry
Ruler
Compass
Quads
Van Hiele
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Ruler
Compass
Quads
Van Hiele
description Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. Através de atividades propostas e observações, desenvolvi conceitos básicos de geometria plana, com atenção voltada ao estudo dos quadriláteros. Durante o processo os alunos foram comparados aos níveis de Van Hiele, buscando constatar se as diferentes etapas de aprendizagem diferem entre o grupo. As atividades foram motivadas em torno da construção de uma quadra esportiva, levando os conhecimentos da sala de aula para uma contextualização prática do aprendizado.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783232
url http://hdl.handle.net/10183/31610
identifier_str_mv 000783232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/1/000783232.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/2/000783232.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31610/3/000783232.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab682f78b21159905389a9cae76e3b9c
846f7c72a6d6e959a6d89fbba0ec72f1
3431389241368a79c9d5072c17fdba64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413102735360