Utilização do método Kaplan-Meier na estimativa das distribuições de velocidade desejada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvan, Yan Tonin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200173
Resumo: Este artigo aborda a calibração do parâmetro velocidade desejada do microssimulador de tráfego VISSIM para ambiente rodoviário. O estudo foi conduzido utilizando-se dados de um trecho da rodovia BR-290 situado na região metropolitana de Porto Alegre. Para a construção das distribuições, cada veículo da base dados foi categorizado como impedido ou desimpedido com base em diferentes medições de headway. As distribuições de velocidade desejada foram criadas a partir da função não-paramétrica de Kaplan-Meier e do ajuste a outras funções paramétricas para inserção no simulador. A otimização foi feita por meio de um projeto de experimentos, em que os fatores controláveis foram os headways utilizados na categorização dos veículos. A metodologia utilizada permitiu identificar os fatores controláveis e as interações com efeito significativo, bem como os níveis que geram as melhores distribuições de velocidade desejada. Seus resultados têm a capacidade de reproduzir com maior precisão o desempenho do tráfego em condições não congestionadas.
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