Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Kátia Gómez de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1641
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.
id UNB_f2fffdb89fba605a816354c47b0c19f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1641
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfegoEngenharia de tráfegoCalibraçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.O trabalho parte da suposição de que características viário-ambientais influenciam no comportamento do motorista, refletindo nos valores dos parâmetros microscópicos de tráfego. O trabalho se propõe a verificar se tal influência pode ser representada por variações nos parâmetros dos modelos de tráfego. Assim, parte-se para a possibilidade de que a consideração das características viário-ambientais no procedimento de calibração torne a simulação mais realística. Ocorre que a calibração dos parâmetros de um modelo é um processo que, em geral, requer equipamentos e tempo para coleta de dados. Assim, ao tempo em que a consideração tornaria mais realística, o processo também seria mais dispendioso. Desta forma, a análise da influência dessas características no valor dos parâmetros contribuiria no processo de calibração, pois permitiria estabelecer uma relação entre as variáveis, que, por sua vez, poderia ser utilizada em trabalhos futuros. As características analisadas foram definidas com base naquelas que não eram incorporadas pelos modelos de simulação. A influência destas características foi levantada por meio de estudos de comportamento do motorista e, a partir daí, a relação entre determinadas características e os parâmetros dos modelos foi identificada. A relação identificada foi testada através de dados obtidos em seis diferentes tipos de via. Um modelo de simulação foi utilizado para testar a relação encontrada. A partir dos resultados encontrados, é possível dizer que os valores dos parâmetros dos modelos microscópicos são influenciados pelas características viário-ambientais. A maioria das comparações dos parâmetros definidos – nível de velocidade desejado e taxa de aceleração/desaceleração –, realizadas entre os locais selecionados mostra que os valores foram diferenciados. Já na análise da influência individual de determinada característica, não foi possível estabelecer uma relação direta entre a diferença da velocidade de fluxo livre e as características analisadas pela pesquisa. Em relação à taxa de aceleração, foi possível identificar uma relação entre a proximidade das interseções semaforizadas e a taxa de aceleração/desaceleração. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe starting point of this work is the supposed influence of road environment factors on drivers’ behavior, interfering in the values of the microscopic traffic models parameters. This work aims at verifying the influence between these factors and the drivers’ behavior by means of the variations in the parameters of traffic models. Thus, this research investigates for the Possibility that taking road environment factors into account in the procedure of calibration makes the simulation more realistic. It occurs that the models’ parameters calibration is a process that, generally speaking, needs too much time and equipments for data collection. So, at the time that the consideration of road environment factors would turn the work more realistic, the whole process would be more difficult. This way, the analysis of the influence of these factors in the parameters’ values would contribute to the calibration’s process because it would allow a relationship between the variables to be established, which could be used in future works. These analyzed factors were defined based on those which were not incorporated by the simulation models. The influence of these factors were collected studying drivers’ behavior, and from that point, the relationship between some specifics factors and the parameters models that were identified. The relationship identified was tested through the data obtained from six different types of road. A simulation model was used for testing the found relationship. From the found results, it is possible to say that the values of the parameters of microscopic traffic models are influenced by the road environment factors. Most of the comparisons of the defined parameters – desired speed level and acceleration/deceleration rate, made between the selected places – show that the values were different. However, in the analysis of the individual influence of a specific factor, establishing a direct relationship between the difference of the free flow speed and the characteristic analyzed by the research was not possible. Regarding the acceleration rate, identifying a relationship between the closeness of signalized intersections and the acceleration/deceleration rate was possible.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesSilva, Paulo César Marques daMatos, Kátia Gómez de2009-09-11T11:12:41Z2009-09-11T11:12:41Z2009-09-112007-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Kátia Gómez de. Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1641info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:19:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/1641Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
title Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
spellingShingle Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
Matos, Kátia Gómez de
Engenharia de tráfego
Calibração
title_short Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
title_full Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
title_fullStr Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
title_full_unstemmed Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
title_sort Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego
author Matos, Kátia Gómez de
author_facet Matos, Kátia Gómez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo César Marques da
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Kátia Gómez de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de tráfego
Calibração
topic Engenharia de tráfego
Calibração
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-19
2009-09-11T11:12:41Z
2009-09-11T11:12:41Z
2009-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Kátia Gómez de. Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1641
identifier_str_mv MATOS, Kátia Gómez de. Influência das características viário-ambientais nos parâmetros dos modelos microscópicos de fluxo de tráfego. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508315073314816